21 de janeiro, 2026

Últimas:

Unesp de Botucatu recebe nota máxima em exame nacional de avaliação da formação médica

Anúncios

Instituição está entre as faculdades paulistas que alcançaram conceito 5 na primeira edição do Enamed, divulgado pelo MEC.

A Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, recebeu nota máxima (conceito 5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), conforme resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (19).

Anúncios

O Enamed avaliou 351 cursos de medicina em todo o país e teve prova aplicada em 19 de outubro de 2025, com a participação de 89.024 pessoas, entre estudantes concluintes e médicos inscritos no Exame Nacional de Residência (Enare). O objetivo do exame é medir o desempenho dos cursos e a qualidade da formação médica oferecida pelas instituições de ensino superior.

De acordo com a análise do MEC, 67,1% dos cursos avaliados obtiveram conceitos entre 3 e 5, considerados satisfatórios. Outros 32% receberam conceitos 1 ou 2, faixas em que menos de 60% dos estudantes alcançaram desempenho considerado adequado, o que levará essas instituições a passarem por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).

Anúncios

No sistema de avaliação do Enamed, o conceito 5 é atribuído às instituições em que 90% ou mais dos estudantes demonstram proficiência, enquanto o conceito 4 corresponde ao desempenho entre 75% e 89,9%, e o conceito 3 entre 60% e 74,9% dos alunos.

No Estado de São Paulo, 67 universidades foram avaliadas, sendo que 14 alcançaram a nota máxima. Dessas, nove são instituições públicas, incluindo universidades federais, estaduais e municipais. A Unesp de Botucatu figura entre esse grupo de excelência, reforçando o reconhecimento nacional da qualidade do curso de Medicina oferecido no campus.

Além da Unesp de Botucatu, também receberam conceito 5 instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e outras faculdades de referência no ensino médico paulista.

O resultado consolida a Unesp de Botucatu como uma das principais referências na formação médica no Brasil, destacando o desempenho acadêmico dos estudantes e a estrutura de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Instituição está entre as faculdades paulistas que alcançaram conceito 5 na primeira edição do Enamed, divulgado pelo MEC. A...

Categorias