Anúncios
Uma a cada seis pessoas com 60 anos ou mais sofre algum tipo de abuso, de acordo com revisão apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada nesta quarta-feira (14).
O novo estudo foi publicado pela revista “Lancet Global Health” e se baseia nas evidências de 52 pesquisas feitas em 28 países de diferentes regiões, incluindo 12 países com média e baixa renda.
Anúncios
De acordo com os resultados, 11,6% dos idosos passa por abusos psicológicos; 6,8% por abusos financeiros; 4,2% por negligência; 2,6% por abuso físico; e 0,9% por abuso sexual.
“O abuso das pessoas mais velhas está em ascensão para os 141 milhões de idoso em todo o mundo, e isso tem sérios custos individuais e sociais”, disse Alana Officer, do Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da OMS. “Devemos fazer muito mais para prevenir e responder à crescente frequência desses diferentes tipos de abuso”, completou.
Anúncios
Em 2050, o número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos deverá dobrar para 2 bilhões, e a maioria delas deverá viver em países com baixa e média renda, de acordo com a OMS.
Fonte: G1