Anúncios
Dezenas de cidades e vilas do estado de Queensland, na Austrália, estão lidando com os efeitos das inundações provocadas pelas fortes chuvas dessa semana — quando o volume esperado de precipitação para um ano caiu em apenas alguns dias.
Os totais de precipitação no aeroporto de Townsville já é de 2,35 metros no ano até agora, apenas 50 mm abaixo do ano mais chuvoso já registrado na cidade, o ano de 2000, quando 2,4 metros foram registrados em um período de 12 meses.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/J/s/sqETm0RjGfM9wBVaUjVw/queensland.jpg?quality=70&f=auto)
Mais de 300 estradas foram fechadas devido às enchentes em todo o estado, de acordo com o QLDTraffic, deixando muitas comunidades isoladas. Segundo o The Guardian, a ministra de recuperação de desastres de Queensland, Ann Leahy, disse que o apoio estadual e federal contra enchentes seria fornecido às organizações e moradores afetados em nove áreas. A ajuda governamental inclui empréstimos para assistência a desastres de até US$ 250.000 e empréstimos essenciais para capital de giro de até US$ 100.000 para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos, além de assistência pessoal para moradores qualificados.
Major flooding is set to continue across Queensland’s already drenched communities, with rainfall of up to 200mm expected in some parts of the state today.
— 10 News First Queensland (@10NewsFirstQLD) March 27, 2025
The Bureau of Meteorology has issued more than 10 flood warnings in central, western and north tropics as minor to moderate… pic.twitter.com/saf4eEGN0c
O estado, que é um grande produtor de proteína animal, já contabilizou até o momento 105.348 animais mortos ou desaparecidos, enquanto os agricultores enfrentam inundações em suas terras. “Mais de 100.000 cabeças de gado, ovelhas, cabras e cavalos morreram ou estão desaparecidos devido às inundações catastróficas que cobriram meio milhão de quilômetros quadrados do oeste de Queensland. Estas são apenas as primeiras indicações da magnitude deste desastre e, embora esses números preliminares sejam chocantes, a tendência é que eles continuem a aumentar à medida que as águas da enchente recuem”, afirmou à uma emissora local o Ministro de Queensland para Indústrias Primárias, Tony Perrett.
Anúncios
Perrett disse ainda que o governo mobilizou assistência em forragem e combustível, destacou funcionários para o local e está comprometido em reerguer o oeste de Queensland.

Fonte: Um Só Planeta