24 de julho, 2024

Últimas:

Ucrânia, em contraofensiva para recuperar território, demite ministro da Defesa

Anúncios

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), demitiu, neste domingo (3), o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, e pediu “um novo enfoque” ao ministério, um ano e meio depois do início da invasão russa.

Zelensky publica uma aparição diária, e foi nesse momento que ele avisou que tinha demitido o ministro da Defesa. “Oleksiy Reznikov passou por mais de 550 dias de guerra em grande escala. Acredito que o ministério necessita de um novo enfoque e outras formas de interação tanto com os militares como com a sociedade em geral”, disse ele.

Anúncios

Reznikov, de 56 anos, assumiu o cargo três meses antes da invasão russa da Ucrânia e liderou as negociações para equipar as suas forças com armamento moderno dos aliados.

Sua demissão ocorre em meio à contraofensiva lançada por Kiev em junho para liberar as áreas ocupadas do leste e sul de seu território.

Anúncios

Também é decidida em um momento em que as autoridades intensificam sua luta contra a corrupção, a pedido da União Europeia.

O novo ministro

Zelensky nomeou Rustem Umerov como novo responsável pela pasta da Defesa.

“Agora Rustem Umerov deverá ser o chefe do ministério” da Defesa, disse o presidente ucraniano. “Espero que o Parlamento apoie este candidato”, continuou.

Umerov é um tártaro, grupo étnico da península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, e dirige o Fundo de Propriedade Estatal desde o ano passado.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Luzia Tancler Salgueiro – 101 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 24/07/24 às 10h Velório Complexo Anúncios Ezequiel Martins...

Categorias