28 março, 2024
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Provavelmente você já passou pela seguinte situação, nem que tenha sido na escola/ensino médio: você estava fazendo uma apresentação em PPT, e depois de sua apresentação veio alguém com um slideshow cem vezes melhor que o seu.
Você sentiu vergonha quando isso aconteceu, ainda mais se foi em uma entrevista de emprego. Alguém monta uma apresentação incrível, e deixa nossos esforços visuais “no chinelo”.
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Hoje vai ser sua vez de fazer grandes apresentações e impressionar os ouvintes. Está na hora de ter uma excelente apresentação pessoal, com toque profissional e de estilo. Seja em um palco, em uma entrevista ou projeto na empresa, todos vão amar e perguntar como você fez tudo isso.
Mas isso aqui não se trata de PPT e powerpoint, vamos falar de um outro método.
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Vamos falar de vídeos e de grandes montagens, que são o futuro das apresentações e dos portfólios. Venha entender como chamar atenção do público e dos ouvintes.
O primeiro passo para uma grande apresentação é ter uma foto de peso. Sei que parece clichê isso, e que tirar fotos em estudios pode parecer caro, mas vai valer o esforço. Um ensaio de 200 reais vai garantir um emprego ou um fechamento em uma reunião.
Essa dica bem simples vai te dar mais credibilidade e presença de palco (ou de tela) para apresentar e falar sobre o que faz.
Seja fundo escuro, cinza, seja uma foto com roupa social ou não, foto em estúdio e em alta qualidade é uma coisa que seu material terá que ter no seu “quem sou eu”.
Ignorar esse pequeno passo é o mesmo que ignorar aquela regra dos 10 segundos que você tem para impressionar alguém. Fica mais difícil se nada for feito dentro desse tempo.
Agora que você já tem disponíveis fotos incríveis suas, você já pode se voluntariar a fazer palestras e apresentações.
Mas como apresentação pessoal, ao invés do slide, prefiro que você faça um vídeo. Use de imagens e de cenas, e coloque transições estratégias no vídeo. Usando as ferramentas certas, as pessoas ficarão de queixo caído pela profundidade e profissionalismo de seu trabalho!
Nesse editor de vídeo que eu uso, você consegue colocar animações e efeitos em torno de sua foto. E o mais legal de tudo é o storytelling: imagine o que é contar sua trajetória profissional ou pessoal, por meio de elementos visuais e não estáticos.
No mínimo sua apresentação será única comparada a outras pessoas.
Então use o banco de fotos e formas geométricas para dar vida a apresentação. Você não precisa editar do zero, uma vez que os modelos estão prontos. Basta editar as frases e títulos do vídeo para ter uma apresentação!
Obviamente, nem sempre será importante falar de você na apresentação ou em suas reuniões. Ainda assim, usar de vídeos será um grande diferencial, enquanto o pessoal ficaria fadado ao velho PPT.
Imagine que você está falando de um produto X. Todo o conceito visual e a história do produto podem estar em vídeos sequenciais, que possuem uma lógica parecida com slides, porém possuem movimentos mais alegres e mais estilizados, dando um toque de artista ao seu trabalho.
Mostrar copys e frases publicitárias também se torna mais fácil quando o vídeo possui imagens e efeitos marcantes, o que é normal e padrão nesse editor que mencionei.
Quer ver um exemplo de como isso funciona, deixaremos aqui um vídeo:
Então a próxima vez que for fazer uma apresentação em sua empresa ou para possíveis clientes, estude a possibilidade de usar ferramentas do tipo mostrado para criar vídeos e filmes de vendas, que conseguem “sair do comum” e surpreender as pessoas.
Capriche na abertura e nos 10 primeiros segundos, pois do contrário ninguém vai querer ver seu vídeo até o fim (ou vão mexer no celular enquanto você está mostrando o vídeo).
A ideia central do vídeo é a história e o Storytelling. Sei que, mais uma vez, isso pode parecer clichê. Mas quero que pense na situação: seu vídeo vai ter cerca de 5 ou 7 cenas. Elas devem ter uma sequência que mostre, pelo menos, a transformação relacionada ao seu produto ou ideia.
As pessoas devem se projetar em seu vídeo, e sentirem que aquilo foi feito para elas também. Fale de problemas que elas já sentiram e que você pode ajudar a solucionar isso – reforçando com textos e cenas da apresentação.
No caso dos vídeos pessoais e de apresentações, busque brincar um pouco com o público e sair da pura formalidade. Você pode usar de Gifs e até mesmo fazer perguntas para as pessoas no meio da apresentação.
“O que vocês acham sobre esses resultados/números ?”.
Forçar (ou sugerir) um pouco de participação do grupo é uma excelente forma de fazer sua apresentação não ser tão chata e digna de dar sono. O mesmo vale se você abrir mão de modelos estatísticos para gerar ideias e projetos.
Use dessa ferramenta que indicamos para seus futuros projetos, anúncios e apresentações, principalmente se elas não exigirem sua presença ao vivo – como o envio de propostas e de currículos.
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