Anúncios
A Turquia suspendeu temporariamente os voos provenientes do Brasil devido ao aumento de casos de uma nova variante do coronavírus, disse nesta sexta-feira (22) o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, no Twitter.
Com a decisão, o Brasil se soma a Inglaterra, Dinamarca e África do Sul na lista de países com restrições de viagens, também por causa das novas variantes do causador da Covid-19. Cientistas estimam que essas mutações no vírus tornem a doença mais contagiosa.
Anúncios
Mutasyon sebebi ile İngiltere, Danimarka ve Güney Afrika'dan ülkemize olan uçuşlarda geçici durdurma kararı alınmıştı. Bu ülkelere bugün itibariyle artan mutasyonlu virüs kaynaklı vakalar sebebiyle Brezilya da eklenmiştir.
— Dr. Fahrettin Koca (@drfahrettinkoca) January 22, 2021
Uma nova variante com origem no Brasil foi identificada pela primeira vez no início de janeiro a partir de quatro viajantes que chegaram ao Japão depois de passarem pelo Amazonas. O estado vive, neste momento, um colapso no sistema de saúde.
A variante brasileira tem mutações na proteína spike que favorecem a entrada do vírus na célula. Cientistas temem que essas mudanças favoreça a possibilidade de reinfecções. Por enquanto, não há evidências de que essas variantes diminuam eficácia das vacinas em produção. Nesta sexta, a Alemanha registrou um caso da variante identificada no Brasil.
Anúncios
Outras variantes, detectadas no Reino Unido e na África do Sul, têm mutações semelhantes na proteína spike. Autoridades de saúde na Europa estimam que a segunda onda da pandemia no continente, que tem sido pior na comparação com a primeira, deva-se a essas mudanças no coronavírus.
Nesta sexta-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou temer que as novas variantes sejam mais letais. Os estudos ainda estão em andamento, e os dados apresentados pelo premiê não são robustos.
A Turquia registra, desde o começo da pandemia, 2,4 milhões de casos registrados do coronavírus. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o número de mortos por Covid-19 no país passa de 24,7 mil.
Fonte: Yahoo!