25 de setembro, 2025

Últimas:

Túmulo da rainha Cleópatra pode estar debaixo do mar, revelam novas pistas

Anúncios

Pesquisadores anunciaram a descoberta de um porto submerso a cerca de 10 metros de profundidade no mar Mediterrâneo, próximo às ruínas de Taposiris Magna, no Egito. O local pode ser a chave para resolver um dos maiores mistérios da arqueologia: a localização do túmulo de Cleópatra e de seu amante, Marco Antônio.

O porto, que há mais de dois mil anos fazia parte da costa egípcia, foi encontrado pela arqueóloga Kathleen Martínez em parceria com Bob Ballard, o explorador responsável por localizar os destroços do Titanic. Estruturas como colunas, pisos de pedra polida e ânforas antigas foram identificadas, indicando intensa atividade comercial no local, reportou o Daily Mail.

Anúncios

A descoberta reforça a hipótese de que Cleópatra teria sido enterrada em Taposiris Magna, cidade que abrigava um templo dedicado a Osíris, deus da morte. Em 2022, a equipe de Martínez já havia encontrado um túnel subterrâneo de 1,3 km sob o templo, apontando diretamente para a área do porto, o que sugere uma possível ligação entre as estruturas.

Cleópatra governou o Egito entre 51 a.C. e 30 a.C., tornando-se a última faraó do país. Conhecida por suas alianças políticas e relacionamentos com figuras como Júlio César e Marco Antônio, a rainha consolidou sua imagem associando-se ao mito de Ísis e Osíris, reforçando sua posição de poder e influência.

Anúncios

Mais de dois mil anos após sua morte, a localização de seu túmulo segue envolta em mistério. A nova descoberta será tema do documentário Cleopatra’s Final Secret, que estreia no canal National Geographic em 25 de setembro e estará disponível no Disney+ e Hulu no dia seguinte.

Imagem de Cleópatra (Foto: Reprodução)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

EAD supera ensino presencial pela 1ª vez no Brasil. Dos 10,2 mi de universitários, 50,7% estão online. Modalidade cresceu 286%...

Categorias