16 de janeiro, 2025

Últimas:

Tumba de 4 mil anos é descoberta no Egito

Anúncios

O túmulo de um sacerdote que remonta a mais de 4.400 anos foi descoberto em Saqqara, perto do Cairo, por uma missão arqueológica egípcia, anunciaram neste sábado (15) as autoridades do Egito. O túmulo, do sacerdote chamado “Wahtye”, data da 5ª dinastia (entre 2.500 e 2.300 a.C), durante o reinado de Neferirkare, de acordo com o Ministério das Antiguidades egípcio.

A tumba está “excepcionalmente bem preservada, colorida com esculturas no interior. Ela pertence a um sacerdote de alta patente”, explicou o ministro das Antiguidades, Khaled el Enany, a uma multidão de convidados.

Anúncios

Mustafa Abdo, chefe dos trabalhadores de escavação, caminha em um túmulo recentemente descoberto da Purificação Real do Sacerdote durante o reinado do Rei Nefer Ir-Ka-Re, chamado “Wahtye” (Fotos: Divulgação)

O túmulo contém “cenas mostrando o dono da tumba com sua mãe, sua esposa e sua família, bem como vários nichos com grandes estátuas coloridas do falecido e sua família”, disse o ministério em um comunicado. (Confira mais fotos ao final da matéria).

Os nichos são 18 e as estátuas, 24, de acordo com a mesma fonte, que especifica ainda que a parte inferior da tumba contém 26 nichos menores.

Anúncios

Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, fala dentro de uma tumba recentemente descoberta da Purificação Real do Sacerdote durante o reinado do Rei Nefer Ir-Ka-Re, chamado “Wahtye” (Fotos: Divulgação)

Em novembro, no mesmo sítio arqueológico em Saqqara, as autoridades egípcias revelaram a descoberta de sete túmulos, incluindo quatro que datam de mais de 6.000 anos, pela mesma missão arqueológica egípcia.

O sítio de Saqqara, ao sul do Cairo, é uma vasta necrópole que abriga em particular a famosa pirâmide de degraus do faraó Djoser, a primeira da era faraônica.

Este monumento, construído em torno de 2.700 a.C pelo arquiteto Imhotep, é considerado um dos monumentos mais antigos da superfície do globo.

Confira mais fotos da descoberta:

Cinegrafistas e visitantes visitam o túmulo da Purificação Real do Sacerdote durante o reinado do Rei Nefer Ir-Ka-Re, chamado “Wahtye” (Fotos: Divulgação)

O túmulo da Purificação Real do Sacerdote (Foto: Divulgação)

Fotógrafos filmam dentro do túmulo da Purificação Real do Sacerdote durante o reinado do Rei Nefer Ir-Ka-Re, chamado “Wahtye” (Foto: Divulgação)

Escavadores ouvem a conferência de imprensa do Ministro de Antiguidades no local da pirâmide de degraus de Saqqara, em Gizé (ou Giza) (Fotos: Divulgação)

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu prendeu uma mulher na tarde da terça-feira (14) após ser flagrada furtando...

Categorias