Anúncios
Dois tucanos-toco foram vistos na Avenida Henrique Gregori, no início da tarde deste sábado (19), em São Carlos (SP). O flagrante foi feito por profissionais de um salão de beleza.
De acordo com a maquiadora Letícia Bianco, essa foi a primeira vez que as aves apareceram juntas.
Anúncios
“A gente já viu eles por aqui. Mas sempre aparecem sozinhos, hoje foi a primeira vez que apareceram juntos”, disse.
A maquiadora contou que bem em frente ao salão que trabalha há um pé de pitanga e acredita que os tucanos vão sempre ao local para se alimentarem.
Anúncios
“Nós vemos eles comendo as frutinhas. A única coisa que a gente não sabe é se eles são um casal ou se é mamãe e filhinho”, falou.
Para Leticia, que cumpre a jornada de trabalho que chega a quase 12 horas em um sábado, é um presente a presença das aves.
“A gente ficou toda encantada aqui, gravamos, ficamos surpresas. Como foi a primeira vez que vieram os dois, a gente ficou bem surpresa e empolgada. Todas nós fizemos fotos e vídeos”, contou.
Tucanos na cidade
Segundo o biólogo Luciano Lima, entrevistado pelo Terra da Gente, as populações de tucanuçu têm aumentado em diversas cidades do sudeste do Brasil.
“Com boa adaptação às cidades e uma alimentação variada, as áreas urbanas acabam sendo bem aproveitadas por essas aves que são consideradas ‘oportunistas’”, disse.
O tucano é classificado como onívoro, ou seja, come frutos, sementes, preda insetos, pequenos anfíbios, filhotes e ovos de outras aves. Ele é um ótimo semeador, quando se alimenta de um fruto, leva a semente para outro lugar.
Nas cidades ele encontram alimento de todo tipo, inclusive na flora presente em praças e parques.
Tucano-toco
Raio-x do tucano-toco
- Tamanho: Mede cerca de 60 cm.
- Habitat: Habitam as matas de galeria, Cerrado, capões; única espécie da família Ramphastidae que não vive exclusivamente na floresta.
- Alimentação: Sua dieta consiste basicamente em frutas, insetos e artrópodes, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes.
- Curiosidade: Comunica-se com chamados graves, parecendo um pouco o mugido do gado (vindo daí o nome goiano de tucano-boi).
Fonte: G1