Anúncios
O Departamento de Polícia de Orleans, em Massachusetts (EUA), recebeu uma notícia incomum na terça-feira (15): um grande tubarão branco (Carcharodon carcharias) apareceu misteriosamente na praia de Cape Cod. As autoridades precisaram chamar uma empresa de reboque para transportar o enorme predador, que tem 3,8 m de comprimento e 560 kg, até a estação de perícia, para aconteceu a necropsia. Não se sabe ao certo, porém, como ele foi parar lá.
“Você realmente nunca sabe a que tipo de chamada você vai responder em seu turno”, escreveu o Departamento de Polícia em uma publicação nas redes sociais. “Pelo menos o sargento Elliott só precisou seguir o caminhão de reboque e não teve que lutar com um tubarão branco gigante”.
Anúncios
O exemplar morto já era um velho conhecido dos especialistas. “Koala”, como era chamado, era um macho adulto maduro que era acompanhado de perto por pesquisadores desde 2022. Ele fazia parte de um estudo sobre o processo de recuperação da população de tubarões brancos na região.
Morte misteriosa
Frequentemente, os tubarões são mortos pela caça por seres humanos interessados em coletar suas barbatanas em uma prática ilegal conhecida como “finning”. Porém, todas as barbatanas de Koala estavam intactas quando o exemplar foi encontrado, disse Dennis Reed, operador do reboque, ao jornal Cape Cod Times.
Anúncios
A necropsia, feita pelo cientista da Divisão de Pesca Marinha de Massachusetts, Greg Skomal, indicou que a causa da morte foi inconclusiva. O corpo do animal não apresentava sinais de que ele havia sido fisgado, tampouco revelou traumas físicos, afirma a organização Atlantic White Shark Conservancy em nota.
Skomal sugere ainda que o animal pode ter sido uma vítima fatal de infecção ou encalhe. Registros anteriores demonstram que mudanças nas marés e bancos de areia podem confundir tubarões em águas rasas. Os pesquisadores planejam continuar a análise aprofundada para determinar como Koala morreu.
Recuperação dos tubarões na região
Nos últimos anos, políticas de proteção à vida selvagem marinha estimularam o crescimento da população de tubarões brancos de Cape Cod. Hoje, a região é uma das maiores concentrações sazonais da espécie em todo o mundo, relata a National Geographic. É até mesmo possível fazer expedições com barcos para ver essa população sob as águas.
Mas isso nem sempre foi assim. À Scientific American, Skomal contou que, apesar de estudar tubarões na Nova Inglaterra desde os anos 1980, ele só foi observar um exemplar em Cape Cod no ano de 2004. De lá para cá, quase 800 visitaram a região entre 2015 e 2018, destaca artigo publicado na revista Marine Ecology Progress Series, em 2023.
Parte da razão pelo qual esse aumento foi possível foi graças às políticas ambientais que asseguraram proibições à caça dos tubarões, bem como de focas cinzentas na região. Esses mamíferos fazem parte de sua dieta, então, seu maior número diminui a pressão da competição por alimentos.
Fonte: Galileu