26 abril, 2024

Últimas:

Trump diz que vai anunciar incentivos econômicos para lidar com crise de coronavírus nos EUA

Anúncios

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta segunda-feira (9) que irá anunciar na terça-feira “grandes passos” de incentivo econômico para evitar prejuízos causados pelo surto de coronavírus que atinge o país.

O boletim mais recente da OMS aponta que os EUA registraram 213 casos confirmados e 11 mortes até 6 horas desta segunda. No monitoramento em tempo real da Universidade Johns Hopkins já eram citados 605 casos e 17 mortes até 20h30 (horário de Brasília).

Anúncios

Embora não tenha especificado as medidas, ele mencionou um “alivio substancial” que pode envolver corte nos impostos sobre folha de pagamento e algum tipo de licença remunerada para aqueles que forem obrigados a se afastar do trabalho.

Trump demonstrou especial preocupação com pessoas que recebem por hora, e só são pagas se forem trabalhar. “Não podemos deixar que ninguém vá trabalhar doente ou corra o risco de perder o emprego” por causa de uma possível quarentena ou caso contraia o vírus, destacou, durante um pronunciamento.

Anúncios

Segundo o vice-presidente Mike Pence, que lidera a força-tarefa do governo dos EUA para lidar com o coronavírus, o risco de contrair a vírus no país “continua baixo”. Acompanhado por médicos e líderes de departamentos envolvidos no combate à doença, ele participou de uma coletiva de imprensa após a fala de Trump.

Pence enumerou reuniões mantidas pelo governo com diversos setores envolvidos no trabalho da força-tarefa. De acordo com ele, representantes de laboratórios comerciais e companhias farmacêuticas já foram contatados e, além do desenvolvimento de medicamentos e pesquisas por uma vacina, isso também garantiu que, atualmente, um número suficiente de testes esteja disponível em todos os estados do país.

Pence também afirmou que o governo está negociando com administrações de hospitais e planos de saúde, casas de repouso e outras instituições da área de saúde e que os alívios econômicos prometidos por Trump serão os próximos passos.

Não testado

Durante a entrevista coletiva, Mike Pence disse que ainda não foi submetido a um teste para saber se foi contaminado pelo coronavírus e não soube responder se o presidente Trump fez o teste. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, Trump esteve em contato com pelo menos dois deputados que se colocaram em quarentena voluntária nesta segunda-feira, após terem se aproximado de uma pessoa que está com a doença.

Matt Gaetz, que viajou com Trump na segunda-feira, e Doug Collins, que se reuniu com Trump na sexta-feira, na Geórgia, decidiram se isolar após a informação de que mantiveram contato com uma pessoa infectada pelo coronavírus durante a conferência conservadora da CPAC realizada em Washington. Os dois legisladores não apresentam qualquer sintoma.

Queda na bolsa

Os principais índices acionários dos Estados Unidos despencaram nesta segunda-feira (9), com a derrocada nos preços do petróleo e a rápida disseminação do coronavírus amplificando temores de uma recessão global. As bolsas registram a maior perda intradia desde a crise financeira de 2008.

O índice Dow Jones caiu 7,79%, a 23.851 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 7,6%, a 2.746 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 7,29%, a 7.950 pontos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Especialista alerta sobre segurança de identidade digital

Especialista alerta sobre segurança de identidade digital

26/04/2024

Daniel Rodríguez, diretor-geral da Redtrust, aposta em proteção segura em servidor cifrado e gestão centralizada

Categorias