Anúncios
Os Estados Unidos enviarão respiradores ao Equador, El Salvador e Honduras para enfrentar a pandemia de novo coronavírus, afirmou nesta sexta-feira (24) o presidente Donald Trump.
Em uma série de tuítes, Trump contou ter falado com os presidentes do Equador, Lenín Moreno; El Salvador, Nayib Bukele; e de Honduras, Juan Orlando Hernández, aos quais anunciou que fornecerá respiradores para pacientes de Covid-19. Também informou que enviará respiradores à Indonésia.
Anúncios
“Enviaremos respiradores que são desesperadamente necessários e que fabricamos muitos recentemente, e os ajudaremos de outras maneiras”, tuitou Trump.
O presidente dos EUA disse que teve “grande conversa” com o presidente do Equador, o segundo país da América Latina com mais infectados depois do Brasil, que tem 12 vezes mais sua população. Os equatorianos vivem uma crise sem precedentes no sistema de saúde e no sistema funerário, com urubus sobrevoando a cidade de Guayaquil, mais atingida.
Anúncios
América Central e imigração
El Salvador e Honduras, assim como a Guatemala — o terceiro país que compõe o Triângulo Norte da América Central — assinaram no ano passado acordos migratórios controversos com o governo Trump, que, somados a um pacto com o México, contribuíram para reduzir uma forte onda de migrantes centro-americanos iniciada em 2018.
Após uma conversa telefônica com Trump, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou na semana passada que comprará 1 mil respiradores dos Estados Unidos.
Trump, que ordenou que as fabricantes de automóveis Ford e General Motors produzissem respiradores, se gabou na quinta-feira da capacidade dos EUA de ter o equipamento para enfrentar a crise de saúde e disse que líderes estrangeiros estavam lhe pedindo suprimentos.
“Nenhum país está equipado como nós. Temos 11 lugares diferentes que fabricam respiradores”, afirmou Trump a jornalistas.
Fonte: Yahoo!