19 abril, 2024

Últimas:

Tremor no mar Egeu mata 19 e deixa 700 feridos

Anúncios

O forte terremoto de magnitude 7 que atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) deixou 19 mortos na Turquia e na Grécia, informaram autoridades locais. Estima-se que mais de 700 pessoas tenham ficado feridas. Houve desabamentos e inundações, segundo agências de notícias.

Entre os mortos, estão dois adolescentes que morreram atingidos por um muro que caiu na ilha grega de Samos, com 45 mil habitantes. “Palavras são muito pobres para descrever o que se sente ao perder um filho”, disse o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis.

Anúncios

Ao menos 19 pessoas ficaram feridas na ilha, e as autoridades gregas pediam que as pessoas ficassem em casa por riscos de grandes ondas e inundações.

Igreja ortodoxa grega em Samos, na Grécia, parcialmente destruída após terremoto nesta sexta (30) — Foto: Samos24.gr via Reuters
Igreja ortodoxa grega em Samos, na Grécia, parcialmente destruída após terremoto nesta sexta (30) (Fotos: Reprodução)

Os danos foram ainda piores em Izmir, terceira maior cidade da Turquia, onde o terremoto deixou 12 mortos. Com o tremor, as pessoas correram para as ruas para fugir dos desabamentos. Uma rede de televisão turca mostrou a queda de um prédio na região central da cidade.

Anúncios

De acordo com o governador de Izmir, Yavuz Selim Kosger, mais de dez prédios desabaram na região. Ao menos 70 pessoas já foram resgatadas dos escombros.

Carro fica encoberto por escombros de prédio em Izmir, Turquia, que desabou após terremoto nesta sexta (30) — Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters
Carro fica encoberto por escombros de prédio em Izmir, Turquia, que desabou após terremoto nesta sexta (30) (Foto: Reprodução)

Nas redes sociais, perfis publicaram vídeos que mostram quedas de edifícios em Izmir. Nuvens de poeira e detritos se formaram em algumas partes da cidade. O tremor também foi sentido em Istambul, a maior cidade da Turquia, mas não houve relatos de danos significativos.

Mesmo em tensão por disputa de águas territoriais no Mediterrâneo, autoridades da Turquia e da Grécia trocaram condolências e ofereceram ajuda mútuas. O premiê grego disse que telefonou ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

“Quaisquer que sejam nossas diferenças, estes são tempos em que nossos povos precisam permanecer juntos” — Kyriakos Mitsotakis, premiê da Grécia.

“A Turquia também está sempre pronta para ajudar a Grécia a curar suas feridas. Esses dois vizinhos mostram que solidariedade em tempos difíceis é mais valioso do que muita coisa na vida” — Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia.

Magnitude 7

Parte de prédio desabou na cidade de Izmir, na Turquia, após um forte terremoto atingir o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) — Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters
Parte de prédio desabou na cidade de Izmir, na Turquia, após um forte terremoto atingir o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) (Foto: Reprodução)

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora atividade sísmica em todo o mundo, o tremor teve magnitude 7 e o epicentro estava a uma profundidade de 10 quilômetros, a 33,5 quilômetros da costa.

A informação diverge ligeiramente dos dados do órgão turco de monitoramento. Segundo as autoridades locais, o epicentro estava a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, a uma profundidade de 16 quilômetros.

Fonte: Yahoo!

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias