Anúncios
Um dos marcos mais curiosos do condado de Trousdale, no Tennessee (EUA), deixou de existir em questão de segundos. Uma torre de resfriamento nuclear de 165 metros de altura, construída nos anos 1970 para um projeto que nunca saiu do papel, foi demolida em uma implosão controlada que levantou uma imensa nuvem de poeira.
A operação, realizada pela Tennessee Valley Authority (TVA), utilizou mais de 400 quilos de explosivos. Em menos de dez segundos, a estrutura hiperbólica, que por décadas atraiu visitantes curiosos e representava risco de segurança, veio abaixo.
Anúncios
“Com o apertar de um botão, a torre de resfriamento foi desmontada com segurança. A remoção dessa estrutura icônica torna o local mais seguro e pronto para potenciais oportunidades futuras”, informou a TVA em publicação no X (antigo Twitter).
With the push of a button, the 540’ cooling tower in Hartsville, TN, safely came down this morning. The iconic structure was removed to make the Hartsville site safer and ready for tomorrow’s potential opportunities. ⚡🏗️ pic.twitter.com/srxcuFCTyZ
— Tennessee Valley Authority (@TVAnews) September 18, 2025
Apesar do desabamento cinematográfico, o destino da torre não será apenas virar entulho. O concreto será triturado para ser usado em áreas de armazenamento e o aço será reciclado.
Anúncios
Segundo a TVA, a demolição faz parte dos esforços para modernizar a região, que vive um período de rápido crescimento.

Fonte: Um Só Planeta