Anúncios
Tornados causam destruição em diferentes regiões no Centro-Oeste dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (2). Segundo a Associated Press, os ciclones atingiram os estados de Missouri, Arkansas e Oklahoma.
Nos lugares atingidos, os ventos derrubaram telhados de casas, capotaram automóveis e danificaram sistemas de energia elétrica. No Missouri, há pessoas levemente feridas.
Anúncios
Segundo a agência de notícias Reuters, há pelo menos 15 relatos de tornados nesta quarta (2) no país.
Para o Arkansas, o Serviço Nacional de Meterologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês) chegou a emitir um alerta de “Emergência em Decorrência de Tornado”, o mais severo aviso de tornados, segundo a imprensa americana.
Anúncios
O alerta de emergências já foi retirado, mas o aviso de tornados continuou.
“Definitivamente, será uma situação realmente horrível aqui ao nascer do sol pela manhã nessas áreas, saindo do Arkansas”, disse Chelly Amin, metereologista do NWS.
Os tornados podem causar danos em diferentes áreas dos EUA, uma vez que os alertas ainda estão em vigor.

Tempestades
Outros estados do país ainda correm o risco de enfrentar fortes tempestades nos próximos dias, ainda segundo a AP. Os meteorologistas apontam esse “clima agressivo” como resultado do calor diurno unido à atmosfera instável, ventos fortes e muita umidade vinda do Golfo para o centro do país.
Até o sábado (5), o Sul e o Centro-Oeste dos EUA esperam mais de 300 milímetros de chuva.
“É um evento que ocorre uma vez por geração ou uma vez na vida”, afirmou o serviço meteorológico em um de seus alertas de enchente. “Recordes históricos de chuva e impactos são possíveis.”
Mais de 90 milhões de pessoas correm algum risco de clima severo em uma grande parte do país que se estende do Texas a Minnesota e Maine, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades, sediado em Oklahoma.
Cerca de 350.000 clientes tiveram sua energia cortada nas áreas atingidas pela tempestade.

Fonte: G1