Anúncios
A passagem de um tornado deixou um rastro de destruição no Norte da França, neste domingo. O vendaval deixou casas destelhadas e residências em escombros.
O tornado atingiu, sobretudo, as regiões administrativas da Normandia e de Hauts de France. Apenas na cidade de Bihucourt, 90 casas foram afetadas, e 48 estão inabitáveis.
Anúncios
? Images impressionnantes de l'arrivée de la tornade de Bihucourt dans le Pas-de-Calais hier soir ! (© Clément Devulder)
— Météo Express (@MeteoExpress) October 24, 2022
➡ Dossier complet sur les multiples tornades de ce 23 octobre : https://t.co/oVTukizzE2 pic.twitter.com/VGtxbJ4gkq
— Cerca de 80% da cidade está afetada. Algumas casas foram demolidas, as paredes desabaram. É como se bombas tivessem caído em Bihucourt. Levará meses para reconstruir tudo — disse o prefeito de Bihucourt, Benoît Caille, à imprensa local.
O forte vendaval formou-se em um dia de tempo quente, na França. No fim da tarde, uma violenta tempestade com tornados devastou pequenos vilarejos e deixou milhares de pessoas sem eletricidade.
Anúncios
?TORNADE confirmée ! Première vidéo du phénomène impactant la commune de Buhicourt dans le Pas-De-Calais. D’importants dégâts sont signalés. #France #orages #Tornade
— Nahel Belgherze (@WxNB_) October 23, 2022
Credit: Robin G. pic.twitter.com/89wAGa15w2
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostram a chegada do tonado a Bihucourt. As imagens mostram o vendaval levantando poeira e folhas. Pouco depois um telhado aparece no enquadramento da câmera.
Em Conty, moradores tiveram que deixar suas casas às pressas. Na cidade também foram registradas chuvas de granizo, raios e vendavais.
Hier, de fortes rafales de vent de type tornade ont touché le secteur de Bapaume. 2 communes ont été particulièrement impactées: #Bihucourt et #HendecourtLèsCagnicourt. Le centre opérationnel départemental est activé à la préfecture afin de coordonner l’action des secours.
— Préfet Pas-de-Calais ???? (@Prefet62) October 24, 2022
[1/2] pic.twitter.com/BHltJZjKVO
Nesta segunda-feira, a primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, disse que tem feito tudo para ajudar os moradores afetados pelos tornados.
“Estendo meu total apoio aos habitantes de Hauts-de-France e Normandia afetados pelas grandes tempestades e ventos fortes. Tudo tem sido feito para ajudá-los. Obrigado aos bombeiros, polícia e todos os serviços do Estado mobilizados no local”, escreveu a primeira-ministra no Twitter.
Fonte: Yahoo!