12 de julho, 2025

Últimas:

TJ-SP mantém condenação de MC Bokão por apologia ao crime em música sobre ataque em Botucatu

Anúncios

Canção faz referência a ação de quadrilha do “novo cangaço” que explodiu bancos na cidade em 2020

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a condenação do cantor Érick Rodrigues de Souza, conhecido como MC Bokão, pelo crime de apologia ao crime. A decisão foi motivada pela música “Assalto em Botucatu”, que teria exaltado uma ação violenta ocorrida na cidade em julho de 2020, quando uma quadrilha identificada como parte do “novo cangaço” atacou agências bancárias e confrontou a Polícia Militar.

Anúncios

De acordo com o TJ-SP, o artista teve a “ideia de compor uma letra musical que certamente enaltecia a ação criminosa ocorrida na cidade de Botucatu”, demonstrando, segundo a decisão judicial, “valorização do crime organizado”.

A canção, que circulou nas redes sociais, especialmente no YouTube, também foi acompanhada por vídeos nos quais pessoas mascaradas simulavam confrontos com forças policiais, portando armas de grosso calibre, explosivos e granadas — elementos característicos das ações do “novo cangaço”.

Anúncios

Em sua defesa, Érick Rodrigues alegou que a música foi apenas uma expressão artística, sem qualquer ligação com os crimes cometidos. A advogada do cantor, Juliana Spadaro, afirmou que a condenação reflete uma repressão a manifestações culturais e destacou que “não é de hoje que determinadas manifestações artísticas sofrem repressão de agentes do Estado e de pessoas conservadoras que visam impor suas crenças à população”.

A decisão do TJ-SP reforça o entendimento de que o conteúdo da obra musical ultrapassou os limites da liberdade de expressão, promovendo e glorificando atos criminosos, o que configuraria apologia ao crime segundo o Código Penal.

#Botucatu #Segurança

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Sol aparece entre nuvens e temperaturas sobem levemente, mas frio ainda marca presença nas manhãs da cidade. O final...

Categorias