20 abril, 2024

Últimas:

Tite prioriza bola parada e dá dica de titulares em primeiro treino na Seleção

Anúncios

Willian, Daniel Alves, Paulinho, Gabigol, Geromel, Gil, Casemiro e Marcelo com Tite (Foto: G1)

É cedo para afirmar qual será o time titular de Tite em sua estreia na seleção brasileira, mas o treino de bola parada, no estádio Casa Blanca, da LDU, em Quito, capital do Equador, deixou uma pista: enquanto os goleiros se revezavam, estavam postados para se defender de cobranças de escanteios e faltas os seguintes jogadores: Daniel Alves, Geromel, Gil e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel.

A bola parada é a maior preocupação do novo técnico em razão da velocidade que a bola adquire nos 2.850 metros de altitude de Quito. Por isso, logo no primeiro dia de atividade, ele participou intensamente dos ensaios e teve uma participação especial de luxo.

Anúncios

O responsável pelas cobranças de escanteios e faltas era Taffarel, preparador de goleiros da Seleção e famoso pela qualidade de chute. Sylvinho, ex-lateral-esquerdo e um dos auxiliares de Tite, dividia a missão com ele.

Renato Augusto abraça Miranda no treino da seleção brasileira em Quito (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)
Renato Augusto abraça Miranda no treino da Seleção (Foto: G1)

Essa formação era bem cotada, já que se encaixa no 4-1-4-1, esquema tático utilizado por Tite no título brasileiro do Corinthians, no ano passado. Além disso, há uma semana, quando anunciou seus convocados, o treinador fez elogios a Gabigol na função de “9” e disse que os antigos técnicos de Neymar revelaram sua preferência pelo lado esquerdo.

Anúncios

O gremista Geromel, convocado para o lugar de Rodrigo Caio, cortado, só participou dessa formação, provável titular, porque o titular Miranda havia chegado horas antes da Itália, e o reserva imediato Marquinhos, campeão olímpico, será o último a se apresentar, na terça-feira.

Tite trocou insistentemente a formação, com as participações dos demais jogadores no sistema defensivo das bolas paradas: Fagner, Filipe Luís, Giuliano e Taison. Enquanto isso, o volante Rafael Carioca, o meia Lucas Lima e o atacante Gabriel Jesus, que jogaram no último domingo pelo Campeonato Brasileiro, apenas correram em volta do gramado.

Gabriel Jesus, Lucas Lima e Rafael Carioca correm no treino da seleção brasileira em Quito (Foto: Pedro Martins/MoWa Press)Gabriel Jesus, Lucas Lima e Rafael Carioca correm no treino da seleção em Quito (Foto: G1)

No desenho de Tite, Casemiro ficou no primeiro pau, os laterais formaram uma linha com os zagueiros, e Neymar e Willian ficaram na entrada da grande área para pegarem rebotes e puxarem contra-ataques.

Nos outros momentos do treino, sempre houve jogadores preservados, então, não foi possível detectar uma formação. Tanto que Taison foi utilizado ao lado de Neymar quando Willian ficou numa roda de passes, e Lucão, zagueiro da seleção sub-20 e do São Paulo, serviu de volante à defesa principal sem a presença de Casemiro.

Treino defesa seleção brasileira em Quito (Foto: Edgard Maciel de Sá/GloboEsporte.com)Defesa postada para defender cobranças de escanteio, em Quito (Foto: G1)

Na próxima terça, o Brasil voltará a treinar às 19h (de Brasília) no campo da LDU. A partida contra o Equador será na quinta-feira, às 18h (também de Brasília), no estádio Olímpico de Atahualpa.

Fonte: G1

 

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias