18 de janeiro, 2025

Últimas:

Tire suas dúvidas sobre o uso correto e eficaz de máscaras de proteção

Anúncios

Para desacelerar a transmissão do novo coronavírus, é importante que as pessoas sigam as orientações preventivas, indicadas pelos órgãos de saúde. Uma das principais medidas adotadas é utilizar máscaras para proteção, já que elas ajudam bastante a diminuir a transmissão do vírus.

Segundo os cientistas, o uso correto da máscara diminui em até 70% a carga de vírus que poderia atingir uma pessoa. Sua utilização também reduz as chances de transmissão e contágio, ao interagir com outros indivíduos: se ambos estiverem usando o equipamento, o risco de contaminação é muito baixo. Caso contrário, há uma alta possibilidade de propagação viral.

Anúncios

Portanto, para garantir o bem-estar de todos, é importante que sempre estejamos com a máscara no rosto ao sair de casa. Porém, como a maioria dos brasileiros não está acostumada com o seu uso no dia a dia, é normal que se tenha dúvidas sobre como utilizá-la corretamente.

Que tal sanar suas principais dúvidas sobre o tema? Abaixo, conheça algumas instruções de como utilizar as máscaras de proteção de forma segura, diminuindo os riscos de que você e os demais contraiam o vírus.

Anúncios

Rosto coberto

O principal ponto para que haja o uso correto da máscara é cobrir o nariz, a boca e o queixo do seu rosto. Também é importante que ela não fique folgada na face, sobretudo, nas laterais. Evite tocar a parte frontal da máscara: ao colocá-la e retirá-la, sempre manuseie apenas os elásticos presos nas orelhas.

Tipos de máscaras

A máscara pode ter confecção de algodão, tricoline ou TNT. Entretanto, ela deve ter, ao menos, duas camadas, para impedir que o vírus supere a barreira posta por ela. No caso dos equipamentos feitos de TNT, a gramatura deve ser maior que 40. Lembre-se de que, no caso desse tipo de tecido, a máscara não será lavável e reutilizável.

Higienização

Ao chegar em casa, o primeiro passo que a pessoa deve tomar é higienizar as próprias mãos com água e sabão ou álcool em gel. Essa atitude evita que outros objetos, incluindo a máscara, sejam infectados com um possível vírus que esteja nas mãos.

No caso das máscaras laváveis, retire-as sempre tocando apenas nos elásticos presos nas orelhas ou amarrados atrás do pescoço. Coloque-as de molho em uma solução com 1 parte de água sanitária, cerca de 2% a 2,5%, para cada 50 partes de água potável, como no exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável.

Feito isso, lave a máscara com água e sabão, colocando-a para secar. Não utilize a máscara novamente até ela estar totalmente seca. Caso você não possa higienizá-la de imediato, coloque-a em um envelope de papel. Não é recomendado deixá-la em cima de alguma superfície, como uma mesa, para evitar a chance de espalhar o vírus.

Tempo de uso

Ao sair de casa para trabalhar, por exemplo, leve consigo sempre mais de uma máscara. A recomendação do Ministério da Saúde é que você troque a que está usando a cada duas horas. Higienize a máscara utilizada quanto antes. Leve um envelope ou uma sacola específica para guardar o equipamento que foi utilizado.

É importante que tanto a máscara usada, quanto a reserva, não tenham contato com outros objetos, principalmente, os que são manuseados frequente, como a carteira e a chave do carro.

Deixe-as separadas na bolsa, dentro de algum envelope ou compartimento, para evitar este contato. Caso a máscara que você esteja usando fique suja ou molhada, procure substituí-la imediatamente, já que essa condição compromete a sua eficácia.

Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Defesa Civil atua para desobstruir via pública após queda de árvore em Botucatu A Defesa Civil de Botucatu foi...

Categorias