06 de julho, 2025

Últimas:

Tietê confirma três casos de raiva animal neste ano

Anúncios

Três casos de raiva animal foram confirmados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tietê (SP) neste ano. Um caso é suspeito depois da morte de um bezerro de uma propriedade da cidade.

Manoel Aparecido Ferraz de Almeida é criador de gado e tem cerca de 170 animais em confinamento em uma propriedade entre Tietê e Boituva (SP). Os casos de raiva bovina têm preocupado o produtor, já que uma égua morreu no sítio dele por causa da doença.

Anúncios

“Ficamos por alguns dias cuidando, mandamos o material para analisar e deu positivo para a raiva. Então vacinei todo o rebanho”, diz.

Depois da confirmação dos casos, uma equipe do Escritório da Defesa Agropecuária esteve na cidade para realizar a captura de morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue, e quando infectados com o vírus transmitem a doença para mamíferos.

Anúncios

“O próprio laboratório credenciado avisa a Defesa Agropecuária e eles encaminham uma equipe especializada para fazer o controle dos morcegos hematófagos. Acompanhamos a equipe até a região onde teve o registro do caso positivo de raiva e em um raio de 10 quilômetros são feitas buscas por abrigos de morcegos, fazem a captura dos animais, tratamento e o controle da disseminação do vírus da raiva”, explica a médica veterinária do CCZ de Tietê, Juliana Maria Almeida.

Morcegos foram encontrados em Tietê (SP) — Foto: Defesa Agropecuária Estadual/Divulgação
Morcegos foram encontrados em Tietê (SP) (Foto: Defesa Agropecuária Estadual/Divulgação)

A vacinação contra a raiva precisa ser feita aos três meses do animal e o reforço depois de 25 a 30 dias da primeira dose. Apesar de não ser obrigatória, a vacina é o meio de evitar mortes no rebanho e prejuízos ao produtor.

O CCZ de Tietê acompanha a situação e pede o apoio e colaboração de criadores de gado, que além de vacinar precisam notificar sobre as mortes suspeitas nas propriedades rurais.

Monitoramento é feito para encontrar morcegos em áreas de registro de raiva  — Foto: Defesa Agropecuária Estadual/Divulgação
Monitoramento é feito para encontrar morcegos em áreas de registro de raiva (Foto: Defesa Agropecuária Estadual/Divulgação)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Empresas oferecem oportunidades presenciais com contratação efetiva; veja os cargos, requisitos e links para se candidatar Três grandes empresas...

Categorias