23 abril, 2024

Últimas:

Theresa May assume cargo de premiê do Reino Unido

Anúncios

Theresa May cumprimenta rainha no Palácio de Buckingham (Foto: Reprodução)

A conservadora Theresa May, de 59 anos, assumiu nesta quarta-feira (13) o posto de premiê doReino Unido após a rainha Elizabeth II aceitar o pedido de renúncia de David Cameron. Vencedora da disputa pela liderança do Partido Conservador, May se tornará a segunda mulher a assumir o cargo de premiê após Margaret Thatcher.

Vista em Westminster como uma negociadora firme, ela irá negociar o afastamento do Reino Unido da União Europeia. Ela deve ficar no cargo até 2020.

Anúncios

“Planejo liderar no mesmo espírito de David Cameron”, afirmou May logo após o encontro com a rainha. Ela prometeu forjar “um papel audacioso” para o seu país fora da UE – a aprovação da saída em referendo foi o motivo da renúncia de Cameron.

“Agora que vamos deixar a União Europeia, vamos construir um novo papel audacioso e positivo no mundo”, declarou May diante da residência oficial de Downing Street, após receber de Elizabeth II a arefa de formar um novo governo.

Anúncios

May também prometeu proteger a “união” do Reino Unido e trabalhar “para todo mundo”. Em declaração antes de seguir ao encontro da rainha, Cameron desejou a May sorte nas negociações sobre a saída do país da União Europeia.

Theresa May acena com o marido Philip diante da residência oficial de Downing Street (Foto: Reuters/Stefan Wermuth)Theresa May acena com o marido Philip diante da residência oficial de Downing Street (Foto: Reprodução)

Ele afirmou que a sucessora fornecerá a liderança “forte” e “estável” que o país necessita. “Foi a honra da minha vida servir a nosso país como primeiro-ministro”, declarou ao lado da mulher, Samantha, e dos três filhos (Nancy, Florence e Arthur).

Durante a sua última participação na sessão na Câmara dos Comuns, nesta manhã, Cameron sugeriu que o Reino Unido permaneça próximo da  União Europeia. “Meu conselho para a minha sucessora, que é uma negociadora brilhante, é de que devemos tentar ficar o mais próximo da União Europeia, para termos os benefícios do comércio, da cooperação e da segurança”, declarou.

Cameron disse que o governo tem trabalhado duro para garantir que cidadãos da União Europeia possam continuar no Reino Unido, segundo a Reuters. Perguntado por um parlamentar se cidadãos da UE podem ter direitos de moradia revogados ou ser deportados quando o Reino Unido deixar o bloco, Cameron disse que há “absolutamente nenhuma chance disto acontecer”.

Premiê britânico, David Cameron, participou nesta quarta-feira (13) de última sessão de perguntas na Câmara dos Comuns antes de entregar pedido formal de renúncia (Foto: PRU / AFP)David Cameron, participou nesta quarta-feira (13) de última sessão de perguntas na Câmara dos Comuns antes de entregar pedido formal de renúncia (Foto: Reprodução)

“A única circunstância que posso conceber um futuro governo tentando desfazer esta garantia, seria caso cidadãos britânicos em outros países europeus não tenham seus direitos respeitados. Então eu acho que é importante ter reciprocidade.”

O presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker pediu à nova primeira-ministra britânica Theresa May que inicie logo as negociações com a União Europeia sobre a Brexit. “O resultado do referendo no Reino Unido criou uma nova situação à qual o Reino Unido e a União Europeia devem responder em breve. Estou impaciente para trabalhar estreitamente com a senhora e saber quais são suas intenções quanto a este tema”, afirmou Juncker em seu Twitter.

Horas depois de sua posse, May conversou com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, François Hollande, e disse que seu governo vai precisar de tempo antes de iniciar as negociações sobre a Brexit.  “Em todos os telefonemas, a primeira-ministra enfatizou seu compromisso de proferir a vontade do povo britânico em deixar a União Europeia”, disse uma porta-voz de May.

“A primeira-ministra explicou que será necessário algum tempo para se preparar para estas negociações e falou de sua esperança de que estas [conversas] possam ser conduzidas num espírito construtivo e positivo.”

Trajetória

Filha de um vigário da Igreja Anglicana, Theresa May nasceu em 1 de outubro em 1956, em Eastbourne, sul da Inglaterra. Ela estudou geografia na Universidade de Oxford, onde conheceu seu marido, Philip May, com quem é casada há 36 anos – o casal não tem filhos.

Antes de ingressar na carreira política, May trabalhou no Bank of England, chefiou a European Affairs Unit e foi consultora financeira da Association for Payment Clearing Services.

Em 1997, ela foi eleita para o Parlamento. Em 2002, se tornou a primeira mulher a ser presidente do Partido Conservador. Desde 2010, May está à frente do Ministério do Interior, pasta que, entre 2010 e 2012, dividiu com o Ministério para a Mulher e Igualdade.

Considerada uma das vozes modernizadoras da legenda conservadora, May apoia a igualdade de sexos e o casamento gay, embora em 2002 tenha votado contra conceder a essa minoria o direito de adoção.

A ministra britânica do Interior, Theresa May, chega a Downing Street para reunião com o primeiro-ministro David Cameron em Londres, na segunda (27) (Foto: Leon Neal/AFP) Theresa May, chega a Downing Street para reunião com o primeiro-ministro David Cameron em Londres, na segunda (27) (Foto: Reprodução)

May é conhecida por ter um posicionamento crítico à imigração. Entre seus planos estão “recuperar o controle do número de europeus que entram” no país, e ela não garante que os imigrantes de países da UE que vivem no Reino Unido possam ficar em território britânico assim que for implementado a Brexit.

Os conservadores a definem como “uma mulher extremamente difícil”, que recebeu elogios por deportar o clérigo radical Abu Qatada e por se negar a extraditar aos EUA o pirata cibernético Gary McKinnon, que invadiu os computadores do Pentágono.

May recebeu críticas por sua falta de carisma e por descumprir sua promessa de reduzir a cada ano em 100 mil o número de imigrantes nas ilhas britânicas.

Apesar de sua postura de oposição à Brexit durante a campanha do referendo, ela se mostrou disposta a respeitar a vontade dos cidadãos: “Brexit significa Brexit. Não haverá um segundo referendo, nem tentativas de permanecer na UE”, garantiu.

Fotos mostram a nova premiê Theresa May e a 'Dama de Ferro' Margaret Thatcher, primeira-ministra que deixou o cargo em 1990 (Foto: Leon Neal e Gabriel Duval/AFP)Fotos mostram a nova premiê Theresa May e a ‘Dama de Ferro’ Margaret Thatcher, primeira-ministra que deixou o cargo em 1990 (Foto: Reprodução)

 

Fonte: G1

 

 

 

Últimas

Ferramentas avançadas de BI visam democratizar a ciência de dados no Brasil

23/04/2024

Fornecedores estão usando GenAI e recursos de linguagem natural para tornar o processo de governança de...

Categorias