Testagem em massa para Covid-19 termina com 4% de casos positivos em Bauru

A terceira ação de testagem em massa realizada em Bauru (SP), neste sábado (25), terminou por volta das 15h, com um total de 2.410 exames aplicados e com um saldo de 98 pessoas que testaram positivo para a Covid-19. Este número representa um índice de 4,07% de positividade.

O índice foi bem menor do que o registrado na última ação semelhante na cidade, realizada há 15 dias, quando foram aplicados 1.086 testes e um total de 145 pessoas saíram com resultado positivo para coronavírus, o que representou um valor de 13% de positividade.

Desta vez, a ação de testagem foi realizada no Recinto Mello Moraes, na zona oeste da cidade, e contou com duas modalidades, com as pessoas passando pelos postos de exames a pé ou de carro. O evento envolveu mais de 300 servidores da prefeitura, incluindo pessoal de apoio da Emdurb, DAE e Polícia Militar.

Segundo a prefeitura, a ação testou pessoas com ou sem sintomas da doença. A sintomáticas fizeram o teste através da coleta de secreções nasais e as assintomáticas usaram a modalidade com coleta de sangue.

Os resultados ficaram prontos em poucos minutos após o teste e os pacientes com resultado positivo já receberam atendimento médico e orientações sobre isolamento domiciliar.

Pessoas sem sintomas fizeram o teste através da coleta de sangue — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Pessoas sem sintomas fizeram o teste através da coleta de sangue (Fotos: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Segundo o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB), a grande procura demonstra a preocupação das pessoas em buscar o teste e reforça a política de prefeitura de testar em massa como forma de controlar a doença.

Segundo o chefe do Executivo, a prefeitura já comprou mais um lote de 10 mil testes, que deve chegar à cidade na próxima semana.

Além disso, a prefeitura anuncia para daqui a 15 dias, no próximo dia 8 de agosto, mais uma ação de testagem em massa, dessa vez destinada a pessoas que circulam muito pela cidade, como taxistas, mototoxistas, motoristas de aplicativos e motociclistas que fazem entregas do tipo “delivery”.

Testagem em massa para Covid-19 no Recinto Mello Moraes envolveu cerca de 300 servidores municipais — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Testagem em massa para Covid-19 no Recinto Mello Moraes envolveu cerca de 300 servidores municipais (Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação)

Fonte: G1