Anúncios
Embora serpentes como sucuri e píton surpreendam pelo tamanho, já se arrastaram sobre a terra cobras muito maiores. Na Índia, cientistas recuperaram 27 vértebras da cobra Vasuki indicus, animal pré-histórico que teria chegado a 15 metros de comprimento e pesava uma tonelada.
A serpente gigante seria parecida com uma grande píton e não tinha veneno, afirmam especialistas. O fóssil foi descoberto na mina de linhita Panandhro, no estado indiano de Gujarat, perto da fronteira com o Paquistão.
Anúncios
Acredita-se que os fósseis encontrados tenham cerca de 50 milhões de anos, informa a revista Newsweek, embora a serpente pertença a uma antiga linhagem que viveu na Índia há até cerca de 12 mil anos.
“Considerando seu grande tamanho, Vasuki era um predador de emboscada lento que subjugava suas presas por meio de constrições, como sucuris e pítons. Esta cobra vivia num pântano perto da costa, numa época em que as temperaturas globais eram mais altas do que hoje”, explicou Debajit Datta, pesquisador de pós-doutorado em paleontologia no Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee e principal autor do estudo, publicado na revista Scientific Reports.
Anúncios
O pesquisador explicou ainda que o tamanho do animal é uma das pistas que permitem concluir que a Terra tinha temperaturas mais quentes naquele período.
“O grande tamanho de Vasuki sugere que os trópicos eram comparativamente mais quentes do que atualmente. Estudos anteriores mostraram uma correlação entre o aumento da temperatura ambiente e o tamanho corporal de poiquilotérmicos [animais de sangue frio, como as cobras]. A temperatura corporal interna desses animais varia com a temperatura do ambiente.”
Vasuki, nomeada em homenagem ao rei cobra associado à divindade hindu Shiva, rivaliza em tamanho com outra enorme cobra pré-histórica chamada Titanoboa, cujos fósseis foram descobertos em uma mina de carvão no norte da Colômbia, em 2009. A Titanoboa, que tinha 13 metros de comprimento e pesava mais de 1 tonelada, viveu entre 58 milhões e 60 milhões de anos atrás, informou o jornal The Guardian.
A maior cobra viva hoje é a píton reticulada da Ásia, que pode chegar a 10 metros de comprimento.
Segundo o jornal britânico, a maior vértebra de Vasuki tinha cerca de 11 cm de largura, com um corpo que poderia chegar a 44 cm de largura. O crânio não foi encontrado. Os pesquisadores não têm certeza de qual presa Vasuki se alimentava, mas considerando seu tamanho, poderia incluir crocodilianos. Outros fósseis encontrados na área incluíam tartarugas, peixes e baleias primitivas.
Fonte: Um Só Planeta