Anúncios
A oitava onda de calor registrada em 2024, que elevou as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste na primeira semana de outubro, vai diminuir a abrangência sobre o território brasileiro a partir desta quarta-feira (2/10), mas não irá terminar.
Segundo o meteorologista Willians Bini, o fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média em 5ºC ou mais por, no mínimo, três dias, acaba no Rio de Janeiro e em partes de Minas Gerais e São Paulo em decorrência do avanço da frente fria que provocou chuva no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Anúncios
Ao mesmo tempo, a onda de calor seguirá intensa no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Algumas áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também podem ser atingidas pelo sistema meteorológico, garante o especialista.
“Com exceção do Norte de São Paulo e do Triângulo Mineiro, podemos dizer que vamos encerrar essa onda de calor apenas no Sudeste, pois, como o Brasil tem dimensões continentais, ela segue praticamente em todo o Centro-Oeste”, diz.
Anúncios
Enquanto a quinta (3/10) já amanhece com temperaturas abaixo dos 30ºC em São Paulo e Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia mantêm o clima quente. Veja abaixo a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Quarta-feira (2/10)
São Paulo
●Mínima: 21ºC
●Máxima: 36ºC
Rio de Janeiro
●Mínima: 20ºC
●Máxima: 40ºC
Cuiabá
●Mínima: 30ºC
●Máxima: 41ºC
Goiânia
●Mínima: 20ºC
●Máxima: 38ºC
Quinta-feira (3/10)
São Paulo
●Mínima: 16ºC
●Máxima: 23ºC
Rio de Janeiro
●Mínima: 19ºC
●Máxima: 26ºC
Cuiabá
●Mínima: 30ºC
●Máxima: 41ºC
Goiânia
●Mínima: 22ºC
●Máxima: 39ºC
Sexta-feira (4/10)
São Paulo
●Mínima: 15ºC
●Máxima: 20ºC
Rio de Janeiro
●Mínima: 18º C
●Máxima: 23ºC
Cuiabá
●Mínima: 26ºC
●Máxima: 40ºC
Goiânia
●Mínima: 22ºC
●Máxima: 39ºC
Sábado (5/10)
São Paulo
●Mínima: 14ºC
●Máxima: 25ºC
Rio de Janeiro
●Mínima: 18ºC
●Máxima: 28ºC
Cuiabá
●Mínima: 28ºC
●Máxima: 41ºC
Goiânia
●Mínima: 22ºC
●Máxima: 39ºC
Quando vai fazer frio?
Vai demorar. Como a frente fria vinda do Sul chega com pouca intensidade ao Sudeste, a região voltará a registrar temperaturas elevadas logo na próxima semana, com destaque para o interior de São Paulo e parte de Minas Gerais.
“A onda de calor vai diminuir a abrangência, mas volta a se expandir de novo”, finaliza Bini.
Sinal amarelo
O Inmet, órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), emitiu alerta de riscos à saúde causados pelo calor excessivo até às 23h59 desta quarta (2/10).
Na última terça-feira (1/10), 21 cidades registraram temperaturas acima dos 40ºC, com destaque para Cuiabá, com 42ºC. No dia anterior, o maior número foi em Aquidauana (MS): 42,9ºC. Além da onda de calor, também há alertas para tempestade, baixa umidade e vendaval.
Fonte: Globo Rural