Anúncios
Fortes tempestades atingiram essa semana os países vizinhos Grécia, Turquia e Bulgária, provocando inundações e pelo menos sete mortes. Dois dos mortos são turistas arrastados por uma inundação num parque no noroeste da Turquia.
#UPDATE Storms have killed at least 11 people in Greece, Turkey and Bulgaria, with a Greek region hit by more rain in 24 hours than it normally sees in a year, officials said on Wednesday ➡️ https://t.co/lcutq1YSHk pic.twitter.com/9AMPwt7m9X
— AFP News Agency (@AFP) September 6, 2023
Ali Yerlikaya, ministro do interior turco, disse que outras quatro pessoas estavam desaparecidas após a inundação repentina no parque, que fica na província de Kirklareli, perto da fronteira com a Bulgária. Ele disse que cerca de 12 turistas estavam presentes quando as águas chegaram, informa o The Guardian.
Anúncios
Em Istambul, fortes chuvas inundaram ruas e casas em dois bairros, deixando pelo menos outros dois mortos. Cerca de uma dúzia de pessoas foram resgatadas após ficarem presas dentro de uma biblioteca, e várias estações de metrô foram fechadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2023/z/P/PoWOHFS6mBr3m6y2vpyA/grgr.jpg)
Grécia
Na Grécia, a polícia proibiu o trânsito de veículos na cidade central de Volos, na região montanhosa vizinha de Pelion e na ilha turística de Skiathos, após chuvas históricas causarem pelo menos uma morte. Outras cinco pessoas foram dadas como desaparecidas, possivelmente arrastadas pelas enchentes.
Anúncios
A tempestade ocorreu enquanto o país ainda se recupera dos incêndios florestais devastadores deste verão no hemisfério norte, com alguns queimando durante mais de duas semanas e destruindo vastas extensões de florestas e terras agrícolas. Mais de 20 pessoas morreram nos incêndios.
Greece earlier today. A year’s worth of rain fell in just a few hours. This is what the #ClimateEmergency looks like, in real time.
— John Gibbons (@think_or_swim) September 5, 2023
HT: @99blackbaloons pic.twitter.com/foVvl5Up4M
O serviço meteorológico da Grécia disse que uma aldeia da região de Pelion recebeu 75,4 cm de chuva na noite de ontem (5) – o nível mais alto registrado desde 2006. O mesmo serviço aponta que a precipitação média anual na região de Atenas é de cerca de 40 cm.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, culpou as mudanças climáticas pelos incêndios florestais e pelas tempestades, ao mesmo tempo que admitiu que o seu governo “claramente não geriu as coisas tão bem como gostaríamos” em relação aos incêndios florestais.
“Temo que os verões tranquilos, como os conhecíamos, deixem de existir e a partir de agora os próximos verões serão provavelmente cada vez mais difíceis”, disse ele na terça-feira (05).
It is probably the biggest downpour in the country's history, according to meteorologists. #Volos #Greece #greeceflooding #πηλιο #βολος #κακοκαιρία #Μαγνησια #κυβερνηση_Μητσοτακη #βολος #Greeceflood #Greece #Thessaly #Agios #Nikolaos #σκιαθος pic.twitter.com/dIuZgfdvsU
— Chaudhary Parvez (@ChaudharyParvez) September 6, 2023
Bulgária
Nikolai Denkov, primeiro-ministro da Bulgária, afirmou que duas pessoas morreram e outras três desapareceram depois de uma tempestade ter causado inundações na costa sul do país.
O transbordamento de rios causou graves danos a estradas e pontes. Os ventos fortes provocaram ondas de 2 metros nas praias de resorts turísticos em meio a chuvas torrenciais que inundaram ruas e casas.
Imagens de TV mostraram carros e vans sendo arrastados para o mar na cidade turística de Tsarevo, a mais atingida, onde foi declarada situação de emergência.
??⚡️-Deux personnes sont mortes lors d'une inondation en #Bulgarie.
— M@nu l'info ? (@Manu_Officiel4) September 5, 2023
– Chaîne BTV.
? L'état d'urgence a été instauré à #Tsarevo. Les rues des villes et villages côtiers ont été inondées, de nombreuses voitures ont été endommagées, des maisons de campagne, des caravanes et des… pic.twitter.com/doa0MLSqBI
Fonte: Um Só Planeta