14 de novembro, 2024

Últimas:

Tempestades matam pelo menos sete pessoas na Turquia, Grécia e Bulgária; veja as imagens

Anúncios

Fortes tempestades atingiram essa semana os países vizinhos Grécia, Turquia e Bulgária, provocando inundações e pelo menos sete mortes. Dois dos mortos são turistas arrastados por uma inundação num parque no noroeste da Turquia.

Ali Yerlikaya, ministro do interior turco, disse que outras quatro pessoas estavam desaparecidas após a inundação repentina no parque, que fica na província de Kirklareli, perto da fronteira com a Bulgária. Ele disse que cerca de 12 turistas estavam presentes quando as águas chegaram, informa o The Guardian.

Anúncios

Em Istambul, fortes chuvas inundaram ruas e casas em dois bairros, deixando pelo menos outros dois mortos. Cerca de uma dúzia de pessoas foram resgatadas após ficarem presas dentro de uma biblioteca, e várias estações de metrô foram fechadas.

Chuva e inundação em Istambul, na Turquia (Foto: Reprodução/X)

Grécia

Na Grécia, a polícia proibiu o trânsito de veículos na cidade central de Volos, na região montanhosa vizinha de Pelion e na ilha turística de Skiathos, após chuvas históricas causarem pelo menos uma morte. Outras cinco pessoas foram dadas como desaparecidas, possivelmente arrastadas pelas enchentes.

Anúncios

A tempestade ocorreu enquanto o país ainda se recupera dos incêndios florestais devastadores deste verão no hemisfério norte, com alguns queimando durante mais de duas semanas e destruindo vastas extensões de florestas e terras agrícolas. Mais de 20 pessoas morreram nos incêndios.

O serviço meteorológico da Grécia disse que uma aldeia da região de Pelion recebeu 75,4 cm de chuva na noite de ontem (5) – o nível mais alto registrado desde 2006. O mesmo serviço aponta que a precipitação média anual na região de Atenas é de cerca de 40 cm.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, culpou as mudanças climáticas pelos incêndios florestais e pelas tempestades, ao mesmo tempo que admitiu que o seu governo “claramente não geriu as coisas tão bem como gostaríamos” em relação aos incêndios florestais.

“Temo que os verões tranquilos, como os conhecíamos, deixem de existir e a partir de agora os próximos verões serão provavelmente cada vez mais difíceis”, disse ele na terça-feira (05).

Bulgária

Nikolai Denkov, primeiro-ministro da Bulgária, afirmou que duas pessoas morreram e outras três desapareceram depois de uma tempestade ter causado inundações na costa sul do país.

O transbordamento de rios causou graves danos a estradas e pontes. Os ventos fortes provocaram ondas de 2 metros nas praias de resorts turísticos em meio a chuvas torrenciais que inundaram ruas e casas.

Imagens de TV mostraram carros e vans sendo arrastados para o mar na cidade turística de Tsarevo, a mais atingida, onde foi declarada situação de emergência.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Doutora em educação aponta fatores que contribuem para o desempenho do Brasil e ressalta importância do pensamento criativo e crítico....

Categorias