Anúncios
A tempestade tropical Elsa atingiu a Jamaica com fortes chuvas neste domingo (4), inundando uma parte da ilha caribenha. O tempo ao longo das costas sul e leste de Cuba também já começou a dar sinais da chegada do ciclone. Moradores de Havana chegaram a sair de suas casas para escapar dos possíveis estragos.
Neste sábado (3), o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH, na sigla em inglês) informou que o Elsa carregava ventos máximos de 95 km, com rajadas mais fortes.
Anúncios
Por volta das 11h (12h de Brasília) deste domingo, o núcleo de Elsa estava perto da Jamaica, de acordo com relatório do CNH, a cerca de 80 km ao norte da capital do país, Kingston. A previsão é de que o trajeto siga até atingir Cuba, incluindo Havana.
“Algum fortalecimento [da tempestade] é possível hoje e nesta noite, quando Elsa se aproximar da costa centro-sul de Cuba”, acrescentou o CNH. “No entanto, prevê-se um enfraquecimento gradual na segunda-feira, quando o ciclone passar por Cuba.”
Anúncios
Elsa deve cruzar o centro e o oeste de Cuba na segunda-feira (5) e, então, seguir em direção à Flórida, nos Estados Unidos. Na terça (6) e quarta-feira (7), o ciclone deve passar perto ou sobre partes da costa oeste do estado americano.
Demolição antes da tempestade
O prédio que parcialmente colapsou em Surfside, na região de Miami, nos Estados Unidos, está em processo de preparação para a demolição neste domingo, uma medida para evitar ainda mais riscos quando o ciclone Elsa chegar à Flórida.
Até o momento, 24 pessoas morreram no desastre. As equipes de resgate suspenderam as buscas de outras 120 vítimas desaparecidas nos escombros.
Fonte: Yahoo!