Anúncios
A tempestade Elsa ganhou status de furacão na noite desta terça-feira (6), no momento em que o fenômeno se move em direção à Flórida, nos Estados Unidos.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), que monitora tempestades do tipo, o Elsa se move em direção ao norte com ventos de aproximadamente 120 km/h.
Anúncios
O fenômeno vinha perdendo força depois de sua passagem por Cuba, na segunda-feira, de onde partiu sem registrar de maiores danos. O Elsa chegou a ter o status de furacão retirado, mas voltou a esse patamar após nova aceleração.
A tempestade já havia deixado um rastro de destruição em várias ilhas do Caribe, com ao menos três mortes – uma na ilha de Santa Lúcia e duas na República Dominicana.
Anúncios
Autoridades cubanas chegaram a retirar 180 mil pessoas de casa por precaução, devido à possibilidade de fortes inundações, e emitiram alertas de furacão.
Preocupação em Tampa, na Flórida
O NHC previa que o fenômeno tocasse o solo durante a tarde desta terça, o que não aconteceu. Houve uma mudança de rota no furacão que inclusive deu um alívio aos socorristas que trabalham para resgatar desaparecidos nos escombros do prédio que caiu na região de Miami. Com a mudança na rota, a tempestade deve chegar à Flórida pelo oeste, e não mais pelo sul.
Ainda assim, moradores do estado americano se preparam para possíveis transtornos causados pelo furacão. O governo local teme que os fortes ventos causem grandes estragos em Tampa, porque as águas da baía de Tampa são relativamente rasas — o que aumenta a chances de fortes ondas atingirem a cidade.
No domingo à noite, as autoridades demoliram a parte que ainda restava do prédio residencial que desabou parcialmente há quase duas semanas, por medo de que Elsa derrubasse a estrutura.
A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine, afirmou à imprensa que os socorristas estavam “muito esperançosos” de que não teriam que interromper as tarefas de busca por sobreviventes.
Fonte: Yahoo!