19 de maio, 2024

Últimas:

Tempestade do século: Cidade russa promove retirada em massa por causa de inundações

Anúncios

A cidade russa de Orenburg está sofrendo com inundações devido às fortes chuvas e ao derretimento de neve e o gelo que cobre rios e córregos. Por conta do rápido aumento da elevação das águas nesta sexta-feira (12), as autoridades locais pediram a milhares de residentes que evacuassem imediatamente a cidade.

“Estamos soando as sirenes na cidade. Isso não é um exercício”, escreveu o prefeito, Sergei Salmin, no aplicativo Telegram. “Uma retirada maciça está em curso. A situação é crítica. Não percam tempo!”

Anúncios

Oremburg, que fica a cerca de 1.200 quilômetros de Moscou, tem mais de meio milhão de habitantes. Equipes de emergência disseram que os níveis da água no rio Ural, que atravessa a região, estão mais de 2 metros acima do que consideram perigoso – chegando aos 11,43 metros. A água chegou nas janelas das casas.

O govenador Denis Pasler disse ao presidente russo Vladimir Putin na quinta-feira (11) que 11.972 casas tinham sido inundadas e que, se as águas subissem ainda mais, 19.412 pessoas estariam em perigo.

Anúncios

Muitos moradores perderam praticamente todos os pertences. “Tudo inundou, tudo está perdido, tudo”, desabafou Dmitry Dragoshantsev. “A julgar pelos níveis da água, todos os móveis, alguns eletrodomésticos e materiais de decoração de interiores estão arruinados. É uma quantia colossal de dinheiro”, relatou outro residente, identificado como Vyacheslav.

Um abrigo de animais hospedou mais de 350 bichos que viviam nas ruas e que foram deixados pelos donos. “Somos como a Arca de Noé”, comparou Yulia Babenko, diretora do local.

Svetlana Sudareva, diretora de uma clínica médica da cidade, relatou que tentou se preparar para o desastre, dando alta aos pacientes, cancelando consultas e removendo equipamentos médicos importantes. “Nós nos mobilizamos a tempo. Acho que tudo vai se recuperar. E espero que a gente também se recupere.”

Equipes de resgate evacuando residentes da parte inundada da cidade de Orsk, região russa de Orenburg, a sudeste do extremo sul dos Montes Urais. (Foto: Um Só Planeta)

Mais locais afetados

Outras partes da Rússia também estão tendo de lidar com enchentes, as piores no país em quase um século. A vila de Kaminskoye foi evacuada nesta manhã, depois que o nível da água subiu 1,4 metro durante a noite anterior. Ela fica perto da cidade de Kurgan, que tem 300 mil habitantes e poderá ser atingida nos próximos dias.

A subida dos níveis da água ainda ameaça partes do sul da Sibéria Ocidental, a maior bacia de hidrocarbonetos do mundo, e áreas próximas do rio Volga, o maior da Europa. Além disso, o rápido derretimento da neve já forçou mais de 120 mil pessoas a evacuarem os Montes Urais, na Sibéria e no Cazaquistão.

Fonte: Umn Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.726 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (18) no Espaço da Sorte, na...

Categorias