Anúncios
Uma tempestade de raios matou 20 pessoas em oito distritos do estado de Bihar, no leste da Índia, no intervalo de 24 horas. O fenômeno aconteceu durante a temporada de chuvas de monção, que atingem o país no verão do Hemisfério Norte.
Sete mortes foram registradas no distrito de Kaimur, enquanto Patna e Bhojpur relataram quatro mortes cada. Jehanabad, Arwal, Rohtas, Aurangabad e Siwan relataram uma morte cada. A posição geográfica do estado favorece as ocorrências de raios, segundo as autoridades locais.
Anúncios
Nitish Kumar, ministro-chefe de Bihar, anunciou nesta terça-feira uma compensação de 400 rúpias (equivalente a R$ 26,51) para as famílias de cada um dos falecidos. Kumar também pediu à população que siga de perto os conselhos da autoridade de gerenciamento de desastres do estado.
De acordo com a BBC, um dos motivos citados para o alto número de mortes é o grande número de pessoas trabalhando ao ar livre na Índia em comparação com outras partes do mundo, o que as torna mais vulneráveis.
Anúncios
Segundo o jornal The Times of India, as autoridades locais realizaram uma reunião na semana passada para organizar a instalação de para-raios em todos os prédios do governo.
Apenas entre abril de 2020 e março de 2021, mais de 18 milhões de relâmpagos foram registrados na Índia, segundo a ONG Climate Resilient Observing Systems Promotion Council. Esse número foi 34% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Fonte: Extra