Anúncios
Mais de 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica nos Estados Unidos neste domingo (25) com a passagem de uma megatempestade de inverno. Neve, granizo, chuva congelante e temperaturas perigosamente baixas estão sendo registradas em dois terços do leste dos EUA.
Dezessete estados e o Distrito de Columbia declararam estado de emergência devido às condições climáticas, informou o Departamento de Segurança Interna. No sábado, a secretária do DHS, Kristi Noem encorajou todos a estocarem combustível e alimentos para os piores dias da tempestade, segundo a Reuters.
Anúncios
A snowplow in Mississippi plows I-269 in DeSoto County after a winter storm left the highway covered in snow. pic.twitter.com/lANKsvrav3
— AccuWeather (@accuweather) January 25, 2026
Autoridades do Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) confirmaram que três corpos foram encontrados — dois no Brooklyn e um em Manhattan — entre 7h e 9h da manhã de sábado. Nenhum dos corpos apresentava sinais físicos de trauma e os investigadores suspeitam que todos morreram devido a circunstâncias relacionadas ao clima, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto, informou a rede NBC.
O prefeito Zohran Mamdani disse que a cidade declarou estado de alerta máximo (Código Azul) na quinta-feira, o que aciona serviços reforçados de assistência a pessoas em situação de rua quando as temperaturas se tornam perigosas na cidade. Qualquer pessoa que busque uma vaga em um abrigo deve ter uma garantida.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2026/N/K/QZAunZQCqeB5DOZHRBNA/gettyimages-2257481302.jpg)
Mais de 9.600 voos programados para domingo foram cancelados, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware, com mais de 4.000 voos cancelados no sábado. Todas as maiores companhias aéreas dos EUA alertaram os passageiros para que ficassem atentos a mudanças repentinas e cancelamentos.
Na sexta-feira, o presidente Donald Trump voltou a questionar a existência do aquecimento global, diante da previão de temperaturas congelantes. “Uma onda de frio recorde deve atingir 40 estados. Raramente vimos algo assim antes. Será que os ambientalistas radicais poderiam explicar — O QUE ACONTECEU COM O AQUECIMENTO GLOBAL???”, escreveu na Truth Social.
No sábado, ao classificar a tempestade como “históricas”, aprovou declarações federais de emergência e desastre na Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
WPC is issuing Storm Summaries for the ongoing Major Winter Storm. Find a list of the top snow, sleet, and freezing rain reports by state, updated every 6 hours. Keep sending reports to your local forecast office and most importantly, stay safe!! ❄️🧊
— NWS Weather Prediction Center (@NWSWPC) January 25, 2026
🔗 https://t.co/MmTI1ttADZ pic.twitter.com/79Boatr1XD
Aquecimento do Ártico está contribuindo para o frio extremo nos EUA e na Europa
A razão desse clima gélido, que deverá permanecer até o início de fevereiro, é o vórtice polar, uma massa de ar extremamente frio que geralmente fica confinada no norte do Canadá e no Alasca, mas que está sendo alongada por uma onda na alta atmosfera que se estende até uma região relativamente livre de gelo no Ártico e na Sibéria coberta de neve.
As origens do sistema remontam ao Ártico, onde temperaturas relativamente mais quentes, em função das mudanças climáticas, adicionam energia ao vórtice polar e ajudam a empurrar o ar frio para o sul.

“A atmosfera está perfeitamente alinhada, de modo que o padrão está fixado neste Ártico quente e continente frio”, informou Ryan Maue, ex-cientista-chefe da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e agora meteorologista do setor privado, ao Euronews. “E não é só aqui na América do Norte, mas a massa terrestre do leste europeu até a Sibéria também está excepcionalmente fria. Todo o hemisfério entrou em um congelamento profundo.”
Outro fator que contribui para o frio extremo na América do Norte é o derretimento do gelo marinho. O especialista em clima de inverno Judah Cohen, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), destacou também ao Euronews que, já em outubro de 2025, mudanças no Ártico e a baixa quantidade de gelo marinho estavam criando as condições para esse tipo de vórtice polar alongado.
Frozen spaghetti, anyone? 🍝 It was so cold in Minnesota on Friday that pasta froze midair. pic.twitter.com/DgzPb948my
— AccuWeather (@accuweather) January 25, 2026
Fonte: Um Só Planeta