Anúncios
Uma poderosa tempestade de inverno, batizada de Blair, está se deslocando pelos Estados Unidos, levando consigo uma mistura de neve, granizo e chuva congelante em uma vasta área de mais de de e 2.400 quilômetros, desde as Planícies até a Costa Leste. Meteorologistas alertam para a possibilidade de acúmulo de até 30 cm de neve em algumas regiões, além de uma forte tempestade de gelo em outros locais, afetando drasticamente o tráfego e as condições de segurança.
Avisos de tempestade de inverno foram emitidos para 10 estados, de Kansas a West Virginia nesta tarde de sábado, segundo o jornal The Washington Post. Além disso, alertas de tempestade de gelo foram emitidas para o Missouri e Kentucky, onde o acúmulo de gelo pode chegar a 2 cm, tornando as estradas praticamente intransitáveis. A previsão é de que, junto com o gelo, ocorram rajadas de vento e até trovoadas com granizo, o que torna a situação ainda mais perigosa.
Anúncios
O Serviço Nacional de Meteorologia advertiu que as pessoas considerem adiar todas as viagens e, caso seja necessário viajar, que utilizem extrema cautela nas estradas, pois as condições podem se tornar rapidamente fatais.
Embora as áreas mais ao norte enfrentem neve pesada, partes do Sul do país estão em risco de tornados isoladoss. O Centro de Previsões de Tempestades dos EUA emitiu um alerta de risco moderado (nível 3 de 5) de clima severo para partes do Vale do Rio Mississippi, com possibilidade de ventos fortes e tornados localizados no domingo.
Anúncios
A partir de amanhã, a tempestade se desloca para a Costa Leste, com o risco de até 25 cm de neve em Washington, D.C. e áreas próximas.
Além do alerta para evitar viagens, as autoridades pedem que as pessoas preparem–se para possíveis apagões de energia devido ao acúmulo de gelo nas linhas elétricas e mantenham um estoque de alimentos e água.
A tempestade também traz uma invasão de ar ártico, que fará as temperaturas despencarem em grande parte do Meio-Oeste e do Norte dos EUA. A sensação térmica pode cair para temperaturas abaixo de zero, representando risco de hipotermia. Os ventos fortes e o gelo tornam a situação ainda mais perigosa, e os moradores devem se preparar para uma semana de condições climáticas severas.
Fonte: Um Só Planeta