Anúncios
Uma violenta tempestade de granizo caiu na tarde do domingo, 30 de maio de 2021, na região de Jundiaí, no interior paulista, a cerca de 60 km da cidade de São Paulo. As pedras de gelo caíram em grande quantidade e formaram um tapete branco sobre ruas e jardins.
Além de Jundiaí, a Climatempo foi informada de queda de granizo na região de Araras, em locais da Baixada Santista como Santos, São Vicente e Cubatão, do Vale do Paraíba, no estado do Rio De Janeiro como Volta Redonda e Barra Mansa e também em Itajubá, no Sul de Minas
Anúncios
O que ocasionou o granizo?
O que gerou a grande a grande quantidade de pedras de gelo foi a passagem de uma frente fria que trouxe ar frio para o estado de São Paulo, causando um choque térmico acentuado numa atmosfera que estava quente. A atmosfera sobre o leste de São Paulo, nos níveis médios (em torno de 5 km acima da superfície), ficou muito fria com a entrada do ar polar que veio com a frente fria, gerando condições para a formação do gelo. As nuvens cumulonimbus que se formaram sobre o leste de São Paulo alcançaram grande extensão vertical atingindo regiões muito frias da atmosfera, com temperaturas abaixo de 0°C, onde se formam as pedras de gelo.
Tempestades de granizo como esta que ocorreu em Jundiaí não ocorrem a toda a hora, mas outros casos já foram observados no estado de São Paulo, e em outros estados brasileiros, também em dias de outono/inverno
Anúncios
Granizada histórica em São Paulo em maio de 2014
Um dos episódios mais impressionantes de grande quantidade de granizo foi o que ocorreu em 18 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Os bairros mais atingidos foram os das zonas sul e leste da capital.
Coincidentemente com o caso atual de Jundiaí, este evento histórico de granizo sobre São Paulo também ocorreu em um domingo, em 18 de maio de 2014. A causa: uma frente fria que chegou ao litoral paulista e estimulou a formação das grandes nuvens.
Fonte: Climatempo