23 de setembro, 2024

Últimas:

Tempestade Ciaran mata ao menos 3 pessoas e atinge a Europa com ventos fortes e chuva

Anúncios

Nesta quinta-feira (02), a tempestade Ciaran atingiu o noroeste da Europa com ventos fortes e chuva torrencial, matando 3 pessoas em decorrência da queda de árvores: um motorista de caminhão em Paris, na França, uma mulher em Madri, na Espanha, e uma pessoa em Gent, na Bélgica.

Mais de 1 milhão de famílias francesas ficaram sem eletricidade. As autoridades de Finistere, na região da Bretanha, instaram as pessoas a ficarem em casa para evitarem os ventos que atingem 207 km/h. Cerca de 1.300 pessoas tiveram de ser realocadas para acampamentos ou abrigos, e várias casas foram evacuadas na cidade de Brest, conforme a Reuters. O ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, disse aos repórteres que, além da morte do motorista do caminhão, 15 pessoas, incluindo 7 bombeiros, ficaram feridas até o final desta manhã.

Anúncios

A tempestade Ciaran, que se segue à tempestade Babet – ocorrida há duas semanas – foi impulsionada por uma poderosa corrente de jato que veio do oceano Atlântico, desencadeando fortes chuvas e ventos que já causaram inundações na Irlanda do Norte e em partes da Grã-Bretanha. As Ilhas do Canal da Mancha foram uma das áreas mais atingidas, de acordo com a BBC, que relata que janelas foram destruídas e um telhado arrancado de uma casa em Jersey, forçando as famílias a mudarem-se para hotéis próximos. O porto de Dover foi fechado por algumas horas nesta manhã e as balsas que cruzam o Canal da Mancha para Calais foram canceladas, segundo o The Guardian.

Na Holanda, a companhia aérea KLM cancelou centenas de voos de e para Amsterdã. Trens internacionais da capital holandesa para Paris também foram cancelados e as rotas marítimas no sudoeste do país foram fechadas. A operadora aeroportuária AENA disse que 42 voos na Espanha foram cancelados nesta quinta-feira e 21 ontem.

Anúncios

Bomba meteorológica

Uma bomba meteorológica, ou ciclogênese explosiva, é um termo dado pelos meteorologistas a uma tempestade que parece se intensificar rapidamente, com a pressão atmosférica central caindo pelo menos 24 milibares (mb) em 24 horas.

Os gráficos de análise de superfície do Met Office confirmam que a pressão central da tempestade Ciarán caiu de 981 MB às 7h de ontem para 954 MB à 1h desta manhã – uma queda de 27 MB em apenas 18 horas. Foi esta queda de pressão no centro da tempestade que tornou o sistema de baixa pressão tão potente, afirma a BBC.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Modelo societário possibilita a centralização de bens de uma família em uma pessoa jurídica, facilitando a gestão e sucessão de...

Categorias