Anúncios
Nesta quinta-feira (02), a tempestade Ciaran atingiu o noroeste da Europa com ventos fortes e chuva torrencial, matando 3 pessoas em decorrência da queda de árvores: um motorista de caminhão em Paris, na França, uma mulher em Madri, na Espanha, e uma pessoa em Gent, na Bélgica.
Mais de 1 milhão de famílias francesas ficaram sem eletricidade. As autoridades de Finistere, na região da Bretanha, instaram as pessoas a ficarem em casa para evitarem os ventos que atingem 207 km/h. Cerca de 1.300 pessoas tiveram de ser realocadas para acampamentos ou abrigos, e várias casas foram evacuadas na cidade de Brest, conforme a Reuters. O ministro do Interior da França, Gerald Darmanin, disse aos repórteres que, além da morte do motorista do caminhão, 15 pessoas, incluindo 7 bombeiros, ficaram feridas até o final desta manhã.
Anúncios
⚠️ Actualizamos nuestro aviso especial por temporal de viento, mala mar y lluvias.
— AEMET (@AEMET_Esp) November 2, 2023
👉 La #BorrascaCiarán todavía nos afectará durante la tarde/noche del jueves y el viernes.
👉 El sábado llega la #BorrascaDomingos, con efectos similares.
+ info ➡https://t.co/sSvbT5S7ul pic.twitter.com/6pn4puCjEP
A tempestade Ciaran, que se segue à tempestade Babet – ocorrida há duas semanas – foi impulsionada por uma poderosa corrente de jato que veio do oceano Atlântico, desencadeando fortes chuvas e ventos que já causaram inundações na Irlanda do Norte e em partes da Grã-Bretanha. As Ilhas do Canal da Mancha foram uma das áreas mais atingidas, de acordo com a BBC, que relata que janelas foram destruídas e um telhado arrancado de uma casa em Jersey, forçando as famílias a mudarem-se para hotéis próximos. O porto de Dover foi fechado por algumas horas nesta manhã e as balsas que cruzam o Canal da Mancha para Calais foram canceladas, segundo o The Guardian.
A better photo of a collection of hailstones from our lawn following the thunderstorm and downpour around Midnight. Ruler for scale. #StormCiaran pic.twitter.com/URxc8lud3u
— Christian May (@christianrmay) November 2, 2023
Na Holanda, a companhia aérea KLM cancelou centenas de voos de e para Amsterdã. Trens internacionais da capital holandesa para Paris também foram cancelados e as rotas marítimas no sudoeste do país foram fechadas. A operadora aeroportuária AENA disse que 42 voos na Espanha foram cancelados nesta quinta-feira e 21 ontem.
Anúncios
#StormCiaran is causing CHAOS and DESTRUCTION across the UK and Channel Islands.
— Greenpeace UK (@GreenpeaceUK) November 2, 2023
There is nowhere to hide in this new climate as EXTREME weather becomes more FREQUENT and SEVERE.
What will it take for this government to face up to the climate crisis? pic.twitter.com/lagg5Ag8ga
Bomba meteorológica
Uma bomba meteorológica, ou ciclogênese explosiva, é um termo dado pelos meteorologistas a uma tempestade que parece se intensificar rapidamente, com a pressão atmosférica central caindo pelo menos 24 milibares (mb) em 24 horas.
Os gráficos de análise de superfície do Met Office confirmam que a pressão central da tempestade Ciarán caiu de 981 MB às 7h de ontem para 954 MB à 1h desta manhã – uma queda de 27 MB em apenas 18 horas. Foi esta queda de pressão no centro da tempestade que tornou o sistema de baixa pressão tão potente, afirma a BBC.
Fonte: Um Só Planeta