Anúncios
Uma tempestade descrita como uma das piores já enfrentadas pela Irlanda gerou os ventos mais fortes registrados no país em 80 anos, deixou quase um terço das casas sem energia e acarretou na morte de pelo menos uma pessoa desde a última sexta-feira (24).
A Tempestade Eowyn atingiu a Irlanda com ventos que atingiram um pico de 183 quilômetros por hora – batendo um recorde que durava desde 1945. Um homem morreu quando uma árvore atingida pelo vento caiu sobre seu carro no Condado de Donegal, noroeste do país, segundo a Reuters.
Anúncios
Nas redes sociais, usuários mostram ocorrências como casas atingidas por grandes árvores, e caminhões tombando na estrada pela força do vento.
Edinburgh bypass direction lorry trying it's best to not tip over…. Scotland 🏴. #StormEowyn https://t.co/m1S8s3NRfG pic.twitter.com/ig8fqnwy8x
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) January 24, 2025
A Ryanair flight successfully landed at Edinburgh Airport after aborting its first attempt due to strong crosswinds brought by #StormEowyn https://t.co/nN9f3TJvDr pic.twitter.com/hqFZEiWLdA
— Weather Monitor (@WeatherMonitors) January 24, 2025
The devastating affects of #StormÉowyn showing now, this is Whiteabby, Northern Ireland this morning..😑 ! #Eowyn
— WEATHER/ METEO WORLD (@StormchaserUKEU) January 24, 2025
Photo is by Maddie Sloan pic.twitter.com/JNSq5nYDAu
Anúncios
Autoridades alertam que se trata de uma das tempestades “mais perigosas que já enfrentaram”. Foi a primeira vez que um alerta vermelho de tempestade foi acionado na Irlanda desde 2017, quando a Tempestade Ophelia passou pelo país matando três pessoas.
A empresa de energia elétrica ESB Networks, que abastece todo o país, disse que enfrentou danos “sem precedentes” à sua rede, levando a um apagão que afetou 768 mil imóveis, entre casas, fazendas e empresas – quase um terço de todas locações no país, segundo a Reuters.
Storm Eowyn hit parts of the UK and Ireland with fury today – bringing record-breaking wind speeds, widespread power outages and huge travel disruption 🇬🇧 🇮🇪
— Sky News (@SkyNews) January 24, 2025
Live updates ➡️ https://t.co/dh4DWrm993 pic.twitter.com/bsH3RgdGYW
Na Irlanda do Norte, que divide a Ilha da Irlanda com o país homônimo, foram 240 mil imóveis afetados. À medida em que a tempestade se dirige para o norte do país, mais casas sem luz são esperadas. A Escócia também já está sob alerta.
A SkyNews aponta que pelo menos 1.070 voos programados para aterrissar ou decolar de aeroportos no Reino Unido e na Irlanda foram cancelados, incluindo em Glasgow, Edimburgo, Manchester, Newcastle, Liverpool e Dublin.
Eowyn é a quarta tempestade nos últimos quatro meses a cortar a energia em partes da Irlanda. Cientistas dizem que a ligação entre a mudança climática e a frequência e intensidade de tempestades violentas como Eowyn ainda não está clara.
Fonte: Um Só Planeta