28 março, 2024

Últimas:

Temer e Cartes reiteram apoio à suspensão da Venezuela do Mercosul

Anúncios

Em comunicado conjunto, o presidente Michel Temer e o presidente do Paraguai, Horácio Cartes, reiteraram nesta segunda-feira (21) seu apoio à suspensão da Venezuela do Mercosul.

A decisão de suspender do bloco o país comandado por Nicolás Maduro foi tomada no dia 5 de agosto por conta da “ruptura da ordem democrática”. Nas últimas semanas, a crise venezuelana se agravou com a instalação de uma controversa Assembleia Constituinte que vai reescrever a Constituição.

Anúncios

No documento, os presidentes ressaltaram a importância da “plena vigência das instituições democráticas” como condição essencial para o aprofundamento dos processos regionais de integração.

Eles reafirmaram ainda a decisão de não reconhecer a Assembleia Nacional Constituinte, “nem os atos que dela emanam por seu caráter ilegítimo”.

Anúncios

Em visita oficial ao Brasil, Cartes foi recebido com honrarias de estado por Temer pela manhã no Palácio do Planalto. Depois, ele passou no Congresso Nacional e foi recebido em um almoço com autoridades no Palácio do Itamaraty.

Na cerimônia, os presidentes trocaram honrarias de estado. Temer entregou a Cartes o colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e recebeu do colega a Ordem Nacional do Mérito Marechal Francisco Solano Lopez.

Durante o brinde feito no almoço, Cartes defendeu a postura do Mercosul com a Venezuela.De acordo com ele, as embaixadas do Brasil e do Paraguai têm tido “posturas firmes que motivaram muitos países a propor medidas por meios pacíficos e políticos para se conseguir a desejada restauração da institucionalidade democrática de nossa república irmã”.

Itaipu

Nas conversas que mantiveram, Temer e Cartes também discutiram a situação da hidrelétrica de Itaipu, que administrada pelos dois países.

Diante da necessidade de rever os termos da parceria 50 anos após entrar em vigor o tratado assinado pelos dois países em 1973, eles determinaram a agilização das consultas e estudos técnicos internos voltados para preparar a negociação diplomática bilateral.

Ficou decidido ainda que será realizada no mês de outubro deste ano a primeira reunião do Grupo Binacional de Trabalho para debater medidas para elevar o nível de transparência contábil da hidrelétrica.

Os presidentes trataram ainda da questão da segurança nas fronteiras para promover ações regionais voltadas ao combate do narcotráfico, tráfico de armas, contrabando, tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro.

‘Semipresidencialismo’

Após o almoço, Temer concedeu uma rápida entrevista a jornalistas. Questionado sobre o que acha sobre “semipresidencialismo”, o presidente respondeu:

“Seria uma coisa extremamente útil para o Brasil. Minha experiência tem revelado que seria útil. Eu tenho conversado muito com o ministro Gilmar [Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral], tenho conversado com o Rodrigo Maia [presidente da Câmara], conversei com o Eunício Oliveira [presidente do Senado] e temos conversado muito sobre isso”.

“Se vai dar certo ou não, não sabemos, mas temos conversado sobre isso como uma das hipóteses muito úteis para o Brasil”, acrescentou o presidente.

Fonte: G1

Últimas

Empreendedores visitam negócios em Porto Alegre

Empreendedores visitam negócios em Porto Alegre

28/03/2024

Melnick Engenharia, Grupo Sólido Urbanismo e Grupo RBS são as empresas que estão no roteiro

Categorias