Anúncios
A conceituada revista “France Football” divulgou uma lista com os 50 maiores treinadores da história, e Telê Santana é o único brasileiro na relação, na 35ª posição. O holandês Rinus Michels, criador do “futebol total” na década de 70 com a Laranja Mecânica, foi eleito o maior técnico de todos os tempos, seguido por Alex Fergusson, Arrigo Sacchi, Cruyf e Guardiola.
Confira o top-10
- Rinus Michels (Holanda)
- Alex Ferguson (Escócia)
- Arrigo Sacchi (Itália)
- Johan Cruyff (Holanda)
- Pep Guardiola (Espanha)
- Valeriy Lobanovskiy (União Soviética/Ucrânia)
- Helenio Herrera (França/Argentina)
- Carlo Ancelotti (Itália)
- Ernst Happel (Áustria)
- Bill Shankly (Escócia)
Além de Guardiola, há outros treinadores em atividade na atualidade: Carlo Ancelotti (8º), Mourinho (13º), Van Gaal (18º), Zidane (22º), Klopp (27º), Simeone (31º), Wenger (32º), Rafa Benitez (37º), Lucescu (41º), Bielsa (48º) e Conte (49º).
Anúncios
A lista sairá na edição da revista a ser lançada nesta terça-feira e, dentre o critério para a lista, há quatro itens: desempenho, legado, carisma e duração da carreira.
Telê Santana treinou Fluminense, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e seleção brasileira – essa nas Copas de 82 e 86. Entre os principais títulos, estão as Libertadores e os Mundiais de 92 e 93 com o Tricolor Paulista.
Anúncios
Fonte: G1