Anúncios
A Terra Indígena de Araribá, em Avaí (SP), registrou a segunda morte por Covid-19 neste domingo (16). O técnico de futebol João Lipú, como era conhecido na aldeia Ekeruá, estava internado desde quinta-feira (13) no Hospital Estadual de Bauru e não resistiu às complicações da doença.
De acordo com a coordenação do Polo Base de Saúde Indígena de Bauru, João Lipú, de 81 anos, sentiu os primeiros sintomas da doença e fez exame de Covid-19 no último dia 7. O resultado positivo foi divulgado no dia 10 e, na quinta-feira (13), ele apresentou piora no quadro de saúde.
Anúncios
Ainda segundo o Polo Base, João procurou a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) do Bela Vista em Bauru e, no mesmo dia, foi internado no Hospital Estadual, onde morreu neste domingo (16). Além de Covid, o idoso tinha hipertensão e problema cardíaco.
O Polo Base informou que o técnico de futebol já estava imunizado com as duas doses da vacina CoronaVac. Ele tomou a primeira dose no dia 29 de janeiro e a segunda, no dia 19 de fevereiro. Todos os adultos da Terra Indígena de Araribá foram vacinados no início da campanha de imunização porque fazem parte do grupo prioritário.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/o/f/HyIlB1TAmJI5rAqQA9kA/joao3.jpg?quality=70&f=auto)
Atualmente, Araribá conta com oito casos ativos de coronavírus, mas não há moradores internados e os indígenas cumprem isolamento social dentro de casa.
Com a morte do técnico de futebol indígena, a Terra Indígena, que engloba quatro aldeias, soma duas mortes por coronavírus. Desde o início da pandemia, a prefeitura de Avaí confirmou 338 casos de Covid, dos quais 315 pessoas já estão curadas e oito morreram.
Nas redes sociais, amigos e parentes lamentaram a morte do técnico: “Nossos campos de futebol nas quatro aldeias da Terra Indígena Araribá amanhecem silenciados. Na tarde de ontem, domingo, quem venceu foi o adversário… a Covid-19. Um dos mais importantes técnicos de futebol, além dos seus conhecimentos tradicionais, foi para a moradora sagrada junto com Ituko’ovití. Descanse em paz”, publicou o morador Tiago Nhandewa.
Fonte: G1 – Foto: Martha Terena/Arquivo pessoal