Anúncios
César Luis Menotti, técnico da Argentina campeão mundial em 1978 e figura central do futebol do país, morreu aos 85 anos, informou neste domingo a Federação Argentina de Futebol (AFA) em sua conta oficial no X.
“A Federação Argentina de Futebol lamenta informar com grande tristeza a morte de César Luis Menotti, atual diretor de Seleções Nacionais e ex-técnico campeão mundial da Argentina”, disse o comunicado.
Anúncios
#ProfundoDolor La Asociación del Fútbol Argentino lamenta informar con enorme tristeza el fallecimiento de César Luis Menotti, actual Director de Selecciones Nacionales y ex técnico Campeón del Mundo de @Argentina.
— AFA (@afa) May 5, 2024
¡Hasta siempre, Flaco querido! pic.twitter.com/mKEPPUzo2l
Nascido na cidade de Rosário, Menotti foi jogador na década de 1960 passando por clubes como Rosário Central, Racing, Boca Juniors e o Santos de Pelé. Depois se destacou como técnico, se sagrando campeão pelo Huracán (em 1973) antes de comandar a seleção argentina, onde, além de conquistar o mundial em 1978 e dirigi-la na Copa de 1982, é reconhecido como pioneiro na profissionalização da equipe.
Como diretor das seleções da AFA, tinha um relacionamento muito bom com Lionel Scaloni, técnico que conquistou o tri mundial na Copa do Catar, em 2022.
Anúncios
O mundo futebolístico recebeu com dor a notícia da morte de um dos defensores do futebol romântico.
Reconhecimento
No intervalo da final da liga argentina entre Estudiantes e Vélez neste domingo, sua morte foi anunciada e os torcedores que lotaram as arquibancadas do estádio Santiago del Estero realizaram uma salva de palmas.
A CBF lamenta a morte de Cesar Luis Menotti, uma das grandes lendas do futebol mundial. O diretor das Seleções Nacionais da AFA (Associação Argentina de Futebol) morreu neste domingo aos 85 anos. Menotti comandou a Argentina na conquista da Copa do Mundo de 1978, o primeiro… pic.twitter.com/9S1rLHXiSO
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 5, 2024
Por sua vez, o presidente argentino, Javier Milei, manifestou em sua conta no X sua “profunda dor pela partida do líder de um grupo que deu uma das maiores alegrias ao país”.
O Barcelona, clube com o qual conquistou três títulos como treinador entre 1982 e 1983, e no qual treinou Diego Maradona, publicou no X: “O FC Barcelona quer expressar as suas condolências pela morte do ex-treinador do clube, César Luis Menotti. Descanse em paz”.
O Atlético de Madrid também se manifestou em sua conta: “A família atlética está de luto pela morte de César Luis Menotti, treinador do nosso clube na temporada 1987/88 e lenda do futebol”.
A Federação Espanhola de Futebol expressou “as condolências a todo o futebol argentino e a todos aqueles que desfrutaram da sua passagem pelo futebol espanhol.
Direitos humanos e Maradona
O título da Copa do Mundo de 1978 deixou um estigma pairando sobre ele. Foi conquistado em meio a uma ditadura com 30 mil desaparecidos, segundo entidades humanitárias.
Menotti disse uma vez: “Fui usado, é claro. Ninguém poderia imaginar que pessoas fossem jogadas no oceano”. Ele não pôde evitar as críticas.
Outra crítica, mas futebolística, foi não ter convocado Maradona, então com 17 anos, para a seleção daquela Copa do Mundo. O astro ficou de fora da lista final.
“El Flaco” teve uma influência decisiva no futebol argentino nos últimos 40 anos em meio a uma extensa polêmica com Carlos Bilardo, técnico campeão mundial na Copa do México, em 1986, que pregava um futebol pragmático.
Fonte: AFA – Foto: Reprodução/X