29 de setembro, 2024

Últimas:

TCE encontra irregularidades em unidades de saúde de Botucatu e região em fiscalização surpresa

Anúncios

Unidades de Saúde de Botucatu, Bauru, Agudos, Barra Bonita, Mineiros do Tietê foram alvos de uma fiscalização feita de surpresa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que encontrou graves irregularidades. Os problemas mais sérios estão em Bauru e Botucatu.

Os auditores saíram a campo como pacientes e encontraram vários problemas. Segundo relatório apresentado pelo TCE, existem casos de alvará do Corpo de Bombeiros vencidos, medicamentos vencidos, péssimas condições de higiene nos prédios e espera de mais de cinco horas para atendimento.

Anúncios

Em Bauru, na Unidade de Saúde do Geisel não há controle de estoque de medicamentos, possibilitando desvios na utilização e até mofos nas paredes. Já na Vila Dutra, os prontuários dos pacientes ficam armazenados no banheiro.

Em Botucatu na Vila dos Lavradores, um equipamento chegou com atraso e já sem condições de uso. Também foi encontrado problemas graves na estrutura física e atendimento das unidades.

Anúncios

Segundo o diretor regional do TCE, José Paulo Nardone, muitas irregularidades foram encontradas. “A constatação de problemas muito graves, além do que nós imaginávamos na qualidade de atendimento, de estrutura física das unidades, mesmo a questão de controle de medicamentos e equipamento com problemas bastante graves. Uma unidade de saúde tem que primar pela higiene, é o mínimo. A contaminação em uma unidade de saúde é muito grave. O usuário se dirige a uma unidade de saúde para receber atendimento e não para ser contaminado. Há situações que se a Vigilância Sanitária comparecer ela vai interditar o imóvel. Inclusive nós percebemos a inexistência do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e do alvará da Vigilância Sanitária. Em um caso extremo em uma unidade de saúde visitada por nós, a sala de esterilização funciona junto com a sala de curativos. Não tem como uma situação dessa.”

Fonte: TV TEM

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na última sexta-feira, 27 de setembro, o Tribunal do Júri de Botucatu/SP condenou Ricardo Cesar Arruda a quase 32...

Categorias