06 de julho, 2025

Últimas:

Tartarugas vivas são encontradas em pacotes dos Correios no Pará; Ibama investiga tráfico

Anúncios

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na interceptação de dois pacotes contendo animais silvestres vivos no Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios (CTEC), em Belém (PA). A apreensão ocorreu no dia 20 de junho, após inspeção por raio X realizada pelos Correios.

Nos pacotes, os fiscais encontraram duas serpentes — uma periquitamboia (Corallus caninus) e uma sucuri-verde (Eunectes murinus) —, além de onze aranhas (dez do gênero Avicularia e uma do gênero Acanthoscurria) e três tartarugas-da-Amazônia (Podocnemis expansa).

Anúncios

Os animais vertebrados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras/UFRA), onde passaram por avaliação veterinária e, por estarem saudáveis, foram devolvidos à natureza em área de floresta nativa. As aranhas foram destinadas ao Laboratório de Aracnologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) para identificação científica.

O Ibama informou que o caso será encaminhado ao Ministério Público Federal e será investigado como tráfico de fauna silvestre, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

Anúncios

A autarquia reforçou que o transporte de animais silvestres sem autorização é ilegal e provoca sérios danos à biodiversidade brasileira. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pela plataforma Fala.BR.

Tartarugas e outros animais são encontrados em pacote nos Correios (Foto: Ibama)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Empresas oferecem oportunidades presenciais com contratação efetiva; veja os cargos, requisitos e links para se candidatar Três grandes empresas...

Categorias