23 de agosto, 2025

Últimas:

Tartaruga-das-Galápagos de quase 100 anos se torna mãe de mais nove filhotes em zoo dos EUA

Anúncios

O Zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta (21) o nascimento de mais nove tartarugas-das-Galápagos de Santa Cruz Ocidental – espécie em perigo crítico de extinção. São seis machos e três fêmeas, e eles, conforme relatado pelo estabelecimento, “estão se alimentando e crescendo adequadamente”.

Seus pais são Mommy e Abrazzo, que estima-se que tenham quase 100 anos de idade. A matriarca chegou ao estabelecimento em 1932, mas não havia tido filhotes até o começo deste ano. Em abril, ela fez história ao se tornar a mãe de primeira viagem mais velha de sua espécie, dando à luz quatro fêmeas. Na sequência, teve três machos. Com os novos nascimentos, já são 16 tartaruguinhas no total.

Anúncios

“Agora, este animal, que está na Filadélfia desde 1932, será representado aqui por, esperamos, mais 100 anos, porque seus descendentes agora fazem parte de nossa coleção”, disse Lauren Augustine, diretora de herpetologia do Zoológico da Filadélfia, citada pela agência Associated Press (AP).

Mommy e Abrazzo, destaca a AP, são os habitantes mais antigos do estabelecimento e considerados geneticamente valiosos para a sobrevivência da espécie. Seus filhotes são uma vitória no esforço de preservação – eles fazem parte do programa de reprodução do Plano de Sobrevivência de Espécies (SSP) da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA).

Anúncios

Momento em que um dos filhotes de Mommy e Abrazzo sai do ovo (Foto: Divulgação)

As tartarugas-de-Santa-Cruz-Ocidental estão entre as 13 espécies de tartarugas que são nativas das sete ilhas do arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, na costa do Equador. Acredita-se que sejam a maior espécie de tartaruga e vivam até 200 anos.

Este animal está listado como criticamente ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), com ameaças que incluem conflitos entre humanos e animais selvagens, a introdução de espécies invasoras e a perda de habitat.

A centenária Mommy e alguns de seus filhotes (Foto: Divulgação)

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Temperaturas variam entre 15°C e 31°C, sem previsão de chuva até a próxima terça-feira O final de semana em...

Categorias