20 abril, 2024

Últimas:

Taliban pode tomar capital afegã em 90 dias, diz inteligência dos EUA

Anúncios

Combatentes do Taliban podem isolar a capital do Afeganistão em 30 dias e possivelmente assumi-la em 90 dias, disse uma autoridade de defesa dos Estados Unidos à Reuters nesta quarta-feira, citando a inteligência do país, enquanto militantes assumiam o controle da oitava capital provincial do Afeganistão.

A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que a nova avaliação de quanto tempo Cabul poderá resistir é resultado dos rápidos ganhos que o Taliban vem obtendo em todo o país com a partida das forças estrangeiras lideradas pelos EUA.

Anúncios

“Mas isto não é líquido e certo”, acrescentou, dizendo que as forças de segurança afegãs podem reverter o ímpeto oferecendo mais resistência.

Os islâmicos agora controlam 65% do território afegão e estão ameaçando tomar ou já tomaram 11 capitais provinciais, disse uma autoridade graduada da União Europeia na terça-feira

Anúncios

Todas as entradas de Cabul, que ficam em um vale cercado por montanhas, estão lotadas de civis fugindo da violência em outros lugares, disse uma fonte de segurança ocidental na cidade à Reuters, tornando difícil dizer se combatentes do Taleban também estão entrando.

“O medo é de que homens-bomba entrem nos bairros diplomáticos para assustar, atacar e garantir que todos saiam na primeira oportunidade”, disse.

A captura de Faizabad, capital de Badakhshan, uma província do nordeste, é o contratempo mais recente do governo afegão, que tem lutado para conter o ímpeto dos ataques do Taleban.

A tomada ocorreu enquanto o presidente Ashraf Ghani voava a Mazar-i-Sharif para convocar antigos comandantes militares a defenderem a maior cidade do norte vendo a aproximação das forças do Taliban.

Jawad Mujadidi, membro do conselho provincial de Badakhshan, disse que o Taliban sitiou Faizabad antes de lançar uma ofensiva na terça-feira.

“Infelizmente, depois de horas de combates intensos, a ANDSF recuou”, disse Mujadidi à Reuters, referindo-se às forças nacionais de segurança. “Com a queda de Faizabad, todo o nordeste fica sob o controle do Taliban.”

Badakhshan faz fronteira com Tajiquistão, Paquistão e China.

O Taliban está lutando para derrotar o governo apoiado pelos EUA e reinstaurar a lei islâmica rígida, e a velocidade de seu avanço choca tanto o governo, como seus aliados.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias