Anúncios
As praias de Sydney, na Austrália, haviam sido fechadas no início desta semana quando milhares de misteriosas bolas pretas parecidas com piche apareceram na orla, gerando preocupações com a saúde devido a temores de que elas pudessem ser altamente tóxicas. Após análises e uma limpeza massiva, as praias foram reabertas neste sábado.
Segundo os testes realizados pelas autoridades, as bolas foram formadas por produtos químicos semelhantes aos encontrados em cosméticos e produtos de limpeza.
Anúncios
“Com base no conselho da Autoridade de Proteção Ambiental, agora podemos confirmar que as bolas são feitas de ácidos graxos, produtos químicos consistentes com aqueles encontrados em produtos de limpeza e cosméticos, misturados com um pouco de óleo combustível”, disse o diretor executivo marítimo de Nova Gales do Sul, Mark Hutchings, ao jornal.
Ainda não está claro, porém, de onde elas vieram. O Ministério do Meio Ambiente de Nova Gales do Sul segue investigando a fonte da poluição e os responsáveis, informa a BBC. Segundo Hutchings, as bolas de piche “não eram prejudiciais quando estavam no chão, mas não deveriam ser tocadas ou pegas”. As pessoas foram orientadas a relatar a um guarda-vidas caso vissem as bolas e a lavar as mãos com água e sabão se entrassem em contato acidentalmente com elas.
Anúncios
Fonte: Um Só Planeta