25 abril, 2024

Últimas:

Surfe e skate passarão a ser esportes olímpicos em Tóquio-2020

Anúncios

Por unanimidade, o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a inclusão de cinco esportes nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, entre eles o skate e surfe. O objetivo com os dois esportes é usar a mídia social para expandir a penetração do movimento olímpico entre jovens. É considerada a maior reforma do programa olímpico moderno, mas só vale para a cidade japonesa.

Além do skate e do surfe, foram incluídos o beisebol, o alpinismo e o karate. Houve um processo seletivo que começou com 26 esportes e chegou a esses cinco finais propostos pelo Comitê de Tóquio, e agora aprovados pelo Congresso do COI.

Anúncios

Devem ser retirados outras modalidades para não provocar gigantismo nos Jogos. “Vamos tomar cuidado para que não impacte no nosso orçamento”, contou o diretor do comitê organizador de Tóquio, Toshiro Muto. A expectativa é de mais 470 atletas, em torno de 5% a mais do que anteriormente.

Em todos os relatórios dos esportes estão descritos o número de seguidores de cada federação no facebook, no twitter, no instagram e no canal de youtube. Quem tem os números mais significativos é o skate com 2,2 milhões de seguidos no facebook. “Há interesse das pessoas jovens e os atletas top vão participar”; disse o membro do COI, Franco Carraro, que fez o relatório sobre os esportes.

Anúncios

“Os skatistas têm grande presença na mídia digital e influenciam milhões de seguidos na mídia social”, afirma o relatório do COI. A mesma observação é feita em relação ao surfe. “Os melhores surfistas vão atrais uma nova onda de jovens fãs para o movimento olímpico.”

Embora a federação de surfe tenha menos seguidos no facebook e no twitter, seus vídeos durante as competições tem até 11 milhões de pages views, segundo o relatório. A tendência é que o surfe seja disputado afastado de Tóquio em uma praia a ser escolhida. A ideia seria criar um ambiente de jovens com festas na praia.

O beisebol foi incluído porque representa a possibilidade de grandes receitas de bilheteria no Japão, onde o esporte goza de imensa popularidade. Há uma preocupação se os atletas profissionais poderão participar nos Jogos já que ainda não existe um acordo fechado com a liga americana. Houve questionamentos sobre isso no Congresso do COI.

“Não temos a garantia dos que jogam nos EUA”, reconheceu o membro do COI, Franco Carraro, encarregado do relatório sobre o Tóquio. “Teremos que negociar com a Liga Americana. Se não houver acordo, será muito difícil o beisebol continuar no futuro.”

Outro que tem tradição no país asiático é o karatê. Por fim, há o alpinismo, outro esporte ligado a gerações mais novas.

Fonte: UOL

Últimas

AGITAÇÃO GEOPOLÍTICA GERA AVALANCHE DE ATAQUES DDOS, SEGUNDO NOVO RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS DA NETSCOUT

25/04/2024

Grupos hacktivistas aumentam atividade globalmente enquanto aumento DNS Water Torture contribuiu para mais de 7 milhões...

Categorias