Anúncios
Em maio de 2023, agentes de segurança indianos detiveram um pombo suspeito de ser usado pela China para espionagem. Após oito meses presa para investigação policial em Mumbai, a ave voltou enfim à liberdade no dia 31 de janeiro.
Segundo a mídia local, o pombo foi falsamente acusado após ser encontrado no subúrbio do centro urbano de Chembur com dois anéis amarrados nas pernas com dizeres que pareciam ser chineses, o que levou a polícia a suspeitar que o animal era um infiltrado chinês.
Anúncios
A utilização de animais para fins de espionagem não tem nada de surpreendente. A própria agência de inteligência dos EUA, a CIA, já revelou que usava pombos como espiões contra a União Soviética durante a Guerra Fria. Golfinhos, belugas e outras pássaros também já foram recrutados para a prática, que é condenada pelos defensores dos direitos dos animais.
Após ser detido em maio de 2023, o suposto pombo-espião foi levadao ao hospital veterinário Bai Sakarbai Dinshaw Petit, onde ficou sob custódia, até que se descobriu, em janeiro deste ao, que se tratava na verdade de um pombo-correio de Taiwan, que havia escapado e voado para a Índia. O animal foi então libertado e seu paradeiro atual é desconhecido. Alguns asiáticos costumam adestrar pombos como hobbie.
Anúncios
Fonte: Um Só Planeta