03 maio, 2024

Últimas:

Suposto esqueleto de alien pertencia a humano que sofreu mutações

Anúncios

Em 2003, um esqueleto encontrado no Deserto do Atacama, no Chile, surpreendeu a comunidade acadêmica por apresentar supostas características não-humanas.Após 15 anos, a ciência permitiu solucionar o mistério e frustrar os entusiastas por alienígenas: os restos mortais eram de um humano que sofria de diferentes alterações genéticas responsáveis por afetar de maneira extrema o desenvolvimento de seus ossos.

Publicado nesta quinta-feira (22 de março) no periódico científico Genome Research, uma análise genética permitiu descobrir informações inéditas a respeito dos restos mortais, que tinha um corpo de 15 centímetros de comprimento, além de um crânio alongado e deformado.

Anúncios

Batizado de Ata, o esqueleto mantinha-se preservado por conta das condições climáticas do Deserto do Atacama. Graças à investigação genética, foi possível identificar que os restos mortais pertenciam a um humano do sexo feminino descendente de chilenos e que morreu ainda no período de gestação, há cerca de 40 anos. 

As mutações em um conjunto de genes afetaram de maneira decisiva o desenvolvimento dos ossos, fazendo-os envelhecerem antes do previsto e causando as malformações físicas.

Anúncios

Em 2013, um estudo havia indicado que Ata tinha morrido com seis e oito anos de vida — os cientistas não conseguiram explicar, no entanto, por que seu corpo tinha apenas 15 centímetros de comprimento. Agora, graças à análise genética, a explicação fica mais clara e mostra que Ata morreu quando ainda era um feto.

Apesar de esclarecer esses fatos, os pesquisadores ficaram surpresos com a combinação de mutações genéticas, nunca antes presenciada em um humano. Como a morte do feto aconteceu em um período relativamente recente, resta saber se eventos externos (como contaminações causadas por substâncias ou radiação) foram responsáveis pela malformação.

 

Corpo tem 15 centímetros de comprimento, além de um crânio alongado e deformado (Fotos: Divulgação)

 

Fonte: Galileu

Últimas

Relatório aponta dados sobre uso de cigarros eletrônicos

Relatório aponta dados sobre uso de cigarros eletrônicos

03/05/2024

Dados coletados desde 2013 mostram que, até 2022, 70 países possuíam informações representativas disponíveis sobre o...

Categorias