23 abril, 2024

Últimas:

Suíça lidera entre as economias mais inovadoras do mundo; Brasil é 69ª

Anúncios

Um levantamento realizado pela World Intellectual Property Organization (WIPO), o Global Innovation Index (GII), avaliou 128 países e apontou que as economias europeias dominam o ranking dos países mais inovadores do mundo, com a Suíça ocupando a primeira posição. O segundo e terceiro lugares, por sua vez, pertencem respectivamente à Suécia e ao Reino Unido.

A China, país em desenvolvimento que não costumava ficar em destaque no relatório, aparece pela primeira vez em nove anos de pesquisa, entre os 25 primeiros listados. De acordo com o documento, esta melhora deve-se ao melhor desempenho de inovação do país, assim como, à ampliação dos critérios avaliados pelo GII, que incluem indicadores como infraestrutura, sofisticação do mercado e dos negócios, produção criativa, assim como, investimentos em pesquisa.

Anúncios

O Brasil, por outro lado, ficou com em 69ª lugar no ranking, subindo uma posição desde 2015. Segundo o levantamento, o pilar mais forte avaliado no país foi no quesito sofisticação de negócios e, apesar de algumas melhoras, ainda há muito o que ser aprimorado. “O Brasil vê sua maior queda no indicador de produção criativa (90º), tendo um de seus pontos fracos na produção total do país. Por mais que a infraestrutura geral (91º) não seja mais identificada como uma fraqueza, o ambiente de negócios (123º) e o ensino superior (111º) ainda têm muito o que ser melhorados”, escrevem os pesquisadores.

O relatório também reforça que a inovação requer um investimento contínuo e que os resultados deste ano mostram uma redução no orçamento das potências mundiais destinado à pesquisa e ao desenvolvimento, assim como, um menor crescimento de economias emergentes, o que, segundo os estudiosos, é preocupante.

Anúncios

“Investir em inovação é crucial para aumentar o crescimento da economia no longo prazo”, afirma Francis Gurry, diretor geral do WIPO. “Neste clima econômico atual, descobrir novas formas de crescimento e abraçar oportunidades que surgem decorrentes da inovação global são prioridades para todos os acionistas”.

Confira o top 25:

1- Suíça 

2- Suécia

3- Reino Unido

4- Estados Unidos

5- Finlândia

6- Singapura

7- Irlanda

8- Dinamarca

9- Holanda

10- Alemanha

11- Coreia do Sul

12- Luxemburgo

13- Islândia

14- Hong Kong

15- Canada

16- Japão

17- Nova Zelândia

18- França

19- Austrália

20- Áustria

21- Israel

22- Noruega

23- Bélgica

24- Estônia

25- China

69- Brasil

Fonte: InfoMoney

Últimas

Hemohim, um alimento funcional para fortalecer o sistema imunológico, vira sensação global

23/04/2024

Anúncios O Hemohim está conquistando uma grande popularidade no mercado global como um dos principais alimentos...

Categorias