Anúncios
Durante alguns meses do ano, os cariocas são surpreendidos com um cheiro estranho que não sabem de onde vem. O odor, que lembra até fezes, é exalado pela árvore Sterculia foetida, que embeleza, mas tem causado estranheza em quem sente seu cheiro em alguns meses do ano.
Para o casal Bruno e Ana Beatriz, pais de uma bebê de 2 meses, é impossível se acostumar com o cheiro. Inclusive, afirmam que as fraldas do neném são mais agradáveis.
Anúncios
Eles moram bem ao lado de uma árvore da espécie. “A gente vive de janela fechada porque é horrível”, comenta a sanitarista.
Até mesmo para as equipes da Comlurb é difícil encarar o cheiro, mas o trabalho é cumprido.
Anúncios
“De vez em quando vem bem mais forte. Bate aquele sol, vem o cheirinho horrível. Mas fazer o que?”, destaca um funcionário.
Um biólogo explica que a o objetivo da planta é “acasalar”. Isso porque ela procura atrair moscas.
“É uma estratégia da planta para sobreviver. A cor e a pele já se parecem com a de animal, e ao mesmo tempo o odor atrai o inseto que vai polinizar a espécie para a formação do fruto e sobrevivência da planta”, explica Marcus Nadruz, coordenador de Coleção Viva do Jardim Botânico.
A árvore veio do continente asiático e foi muito plantada no Rio por causa de sua beleza.
“Muitas plantas têm aromas adocicados, fétidos e a forma da flor parece com outro animal para atrair as espécies. O animal pensa que é uma área que ele pode acasalar. O amor está no ar, por favor, não derrubem essas plantas”, completa o biólogo.
Depois da explicação, uma professora que costuma correr nas ruas da Glória chegou a pedir desculpa para a árvore.
“Pensava que era algo vindo do ser humano, a natureza dá de dez a zero na gente. Desculpa árvore, desculpa, por favor, me perdoa”, brinca Joana da Costa.
Fonte: G1