Anúncios
A SpaceX divulgou mais informações sobre a explosão do Starship nesta quinta-feira (20) durante uma missão não tripulada. Em seu site, a empresa disse que vários motores desligaram após o lançamento e, por isso, decidiu acionar um sistema para destruir a espaçonave.
Liftoff from Starbase pic.twitter.com/rgpc2XO7Z9
— SpaceX (@SpaceX) April 20, 2023
“O veículo teve vários motores desligados durante o teste de voo, perdeu altitude e começou a tombar. O sistema de encerramento de voo foi acionado tanto no propulsor quanto na nave”, disse a empresa do bilionário Elon Musk.
Anúncios
A companhia afirmou ainda que a Starship chegou a uma altitude de cerca de 39 quilômetros sobre o Golfo do México. Esta foi a maior distância já alcançada por um modelo da Starship, que é apontada como a mais poderosa da história.
A empresa não informou o que aconteceu com os destroços da nave, mas disse que a praia e a estrada próximas à base de lançamento em Boca Chica, no Texas, devem permanecer fechadas até sexta-feira (21).
Anúncios
O propulsor Super Heavy estava programado para se separar da nave Starship, mas isso não ocorreu. A missão terminou com uma explosão três minutos após a decolagem. Desde o início da operação, a empresa não esperava reutilizar o foguete.
Apesar da falha no voo-teste, Elon Musk e os funcionários da SpaceX comemoraram o fato de a nave ter conseguido sair do solo, segundo a agência Reuters.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos e, hoje, aprendemos muito sobre o veículo e os sistemas terrestres, o que nos ajudará a melhorar os voos futuros da Starship”, afirmou a SpaceX.
Inicialmente, o lançamento da Starship estava previsto para acontecer na segunda-feira (17). O voo foi adiado devido a um problema de pressurização no propulsor.
Fonte: G1