27 abril, 2024

Últimas:

Soundbar: o que considerar ao comprar o aparelho?

Anúncios

O soundbar vem tomando conta das salas de estar dos brasileiros. Leia e confira tudo que você precisa saber antes de adquirir o aparelho

O soundbar é uma ótima opção para você que deseja amplificar o som da sua TV, smartphone ou notebook. Trata-se de um eletrodoméstico elegante e tecnológico que não prejudica o design da sala de estar e acrescenta um ar moderno ao ambiente.

Anúncios

Mesmo possuindo um melhor custo benefício se comparado aos tradicionais home theaters, o valor do soundbar pode ser um pouco caro. Portanto, o ideal é pesquisar bastante os preços e aproveitar datas promocionais, como a Black Friday, para garantir não apenas o soundbar, mas diversos produtos com desconto.

Quer saber um pouco mais sobre o soundbar antes de fazer esse investimento? Continue lendo!

Anúncios

Soundbar ou home theater?

Antes de falar um pouco mais sobre as especificidades do soundbar, apontaremos as diferenças entre ele e o home theater. Ambos os aparelhos possuem a função primária de amplificar o som da sua TV, porém cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Em quesito de qualidade do som, o home theater acaba levando a melhor. Ele é composto por várias caixas de som que, quando espalhadas pelo ambiente, garantem uma maior imersão, já que as ondas sonoras percorrem o ambiente em 360 graus. Já o soundbar, por ser uma única barra com alto-falantes, não consegue alcançar tamanha qualidade.

Para ambientes menores o soundbar apresenta um melhor custo benefício, pois a tecnologia surround do aparelho já é suficiente para trazer a sensação de imersão em espaços pequenos.

É importante prestar muita atenção na dificuldade de instalação. O soundbar é ideal para aqueles que não querem ter trabalho com isso, pois ele pode ser ligado à TV por apenas um cabo e conectado via wi-fi a outros aparelhos como smartphones e notebooks. Já o home theater exige uma instalação mais avançada, pois há mais elementos a serem conectados e as caixas de som precisam ser posicionadas em locais estratégicos.

Como escolher o soundbar ideal

Em primeiro lugar você deve considerar as características do ambiente e os usos que você irá fazer do aparelho. Você já viu que para ambientes muito grandes o investimento em um home theater pode valer mais a pena, porém o tamanho do ambiente também deve ser considerado na hora de definir a potência necessária para o soundbar.

Por exemplo: um soundbar com potência entre 50 e 100 watts tem uma cobertura boa em ambientes de até 15 metros quadrados. Portanto, quanto maior for seu quarto ou sala, maior deve ser a potência do aparelho.

Sobre seu uso, você deve considerar se irá ligar o soundbar na TV através de um cabo ou se outros tipos de conectividade serão necessárias. Muitos soundbars encontrados no mercado atual possuem conectividade bluetooth e wi-fi, mas você deve estudar se esse investimento em mais conexões será utilizado no seu dia a dia.

Em segundo lugar, você deve considerar o sistema de som do aparelho. Ele pode ter entre duas e sete caixas de som e pode possuir ou não a tecnologia subwoofer, responsável pela emissão de tons mais graves. Quanto mais caixas de som e dependendo da presença do subwoofer, maior o investimento. Portanto, estude bem seus usos e escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Por fim, você deve prestar atenção ao formato do soundbar. Ele pode ser horizontal e ficar posicionado abaixo da televisão ou pode ser vertical, posicionado ao lado da televisão. Verifique o tamanho da sua TV e o espaço disponível antes de adquirir o soundbar.

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias